Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4603
Título: Estigma social e os sujeitos que comportam limitações
Autor(es): Xavier, Leidiana de Castro
Palavras-chave: Goffman
Estigma
Identidade
Data do documento: 28-Jan-2022
Citação: XAVIER, L. C. (2022)
Resumo: Os estigmas acabam, de certa forma, por recair sobre os grupos minoritários, por esses possuírem menos poder dentro da sociedade. Este artigo irá nos dar um norte de como funciona o posicionamento social por meio da definição de estigma. Podemos perceber o quanto isso afeta a vida das pessoas que estão fora da norma social, principalmente as que comportam limitações. Para Goffman, o estigma está ligado à construção da identidade do indivíduo. Dessa forma, existiria a identidade social virtual, que seria idealista e normalizante, e a identidade social real, que seria para ele a quebra da expectativa social. Usamos também o termo “grupos subalternizados”, que, trazendo para a nossa realidade, tendem a ser aqueles grupos que se opõem, ou estão à margem, do que é considerado socialmente aceito pelos grupos dominantes.
Descrição: XAVIER, Leidiana de Castro. Estigma social e os sujeitos que comportam limitações. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4603
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDIANA DE CASTRO XAVIER Artigo.pdf2022_art_lxavier.pdf480,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.