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dc.contributor.authorHolanda, Monyque Mary Bezerra de-
dc.date.accessioned2024-04-17T11:54:06Z-
dc.date.available2024-04-17T11:54:06Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationHOLANDA, M. M. B. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4606-
dc.descriptionHOLANDA, Monyque Mary Bezerra de. Os desafios da inclusão escolar de estudantes autistas no ensino fundamental. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs políticas educacionais de inclusão estão ganhando força com o desenvolvimento do conhecimento sobre as deficiências, especialmente, o Transtorno do Espectro Autista. Documentos como o CID11 demonstram que o diagnóstico do autismo, ainda na infância, pode resultar em práticas inclusivas mais efetivas, quando fornece à escola condições de identificar e desenvolver as competências e habilidades dos autistas. Infelizmente, a ausência do laudo, a falta de apoio da família e a desatualização da formação docente podem dificultar essa inclusão. Deste modo, esse estudo parte da compreensão de que as adaptações das metodologias de ensino utilizadas com estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista podem contribuir de forma significativa para o seu processo de aprendizagem e inclusão escolar. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o processo de inclusão escolar de estudantes autistas do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior do Ceará. Para este estudo, nos baseamos nos trabalhos desenvolvidos por Sassaki (1998), Redmerski (2018, Rocha e Lemos (2014), Costa et. al. (2019), Oliveira et. al. (2020), Camargo e Camargo (2020), além de documentos oficiais como a declaração de Salamanca, o CID 10 e CID 11. Neste artigo, apresentamos os resultados da primeira etapa de uma pesquisa ação que estamos realizando com essa escola. Para esta etapa, usamos o método qualitativo exploratório com uso de entrevistas semiestruturadas com uma equipe de seis docentes, uma coordenadora pedagógica e uma gestora escolar. Os resultados demonstraram que a escola não passou por nenhum tipo de formação ou treinamento no que se refere a inclusão de alunos autistas, e que, atualmente, ela apresenta sete estudantes com essa deficiência, sendo que, dois deles não possuem laudo. Embora seja desafiador, o processo inclusivo dos alunos autistas tem sido realizado com acolhimento e intuição da equipe pedagógica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleOs desafios da inclusão escolar de estudantes autistas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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