Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4618
Título: Descolonização mental como desafio dos africanos para desenvolvimento da áfrica: uma análise sociopolítico e cultural sobre desenvolvimento da África e a sua relação com o mundo globalizado
Autor(es): Silva, Anéximandra da
Palavras-chave: Descolonização mental
Neocolonialismo
Globalização
Desenvolvimento para África e para os africanos
Data do documento: 14-Jan-2023
Citação: SILVA, A. (2023)
Resumo: O presente trabalho visa abordar a questão da herança colonial no pensamento africano o que denominamos de colonização mental e os seus impactos no desenvolvimento da África. Portanto, busca-se apresentar e problematizar o comportamento dos africanos no período de pós-colonização, como também propomos descrever as políticas internacionais que são indicadas para o continente. Sendo assim, apontamos para os traços da colonização que ainda continua perseguindo o ser e estar africano no continente e que vimos como barreira para o desenvolvimento da África. O que se pode perceber é que, isso tem implicação negativa na projeção imagética do continente com relação ao projeto de desenvolvimento e de ser visto como potência no mundo fora. É inegável que foi as políticas neoliberais e neocoloniais (instituição de Bretton Woods) que constituíram o principal obstáculo para o desenvolvimento africano. Ou seja, infere-se que as políticas internacionais não se preocuparam com o ser africano dentro do processo de globalização. É nesse sentido que a África deve tomar o seu lugar de ser protagonista em resolução de seu próprio problema. Isso implica uma urgência em endereçar ou trabalhar os problemas endógenos naquele continente. Portanto, apontamos para atores sociais como pontos chaves para trabalhar o desenvolvimento da África, isso inclui acadêmicos, políticos, a própria família africana enfim, toda a sociedade africana. O trabalho é produzido na base da pesquisa bibliográfica sobre estudos africanos e não só.
Descrição: SILVA, Anéximandra da. Descolonização mental como desafio dos africanos para desenvolvimento da áfrica: uma análise sociopolítico e cultural sobre desenvolvimento da África e a sua relação com o mundo globalizado. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4618
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anéximandra da Silva.pdf2023_art_asilva.pdf260,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.