Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4621
Título: Retrato sociológico da controvérsia sobre violência domestica na Guiné-Bissau no regime de justificações a partir da marcha "bata violência contra homem"
Autor(es): Cá, Cadénio Marcos
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Relações de gênero
Violência doméstica
Controvérsia
Sociologia da crítica
Data do documento: 7-Jul-2023
Citação: CÁ, C. M. (2023)
Resumo: Não se tratando de estrita abordagem sobre violência doméstica, visamos com este artigo, recorrendo ao pragmatismo metodológico relacionado ao modelo de Economia de Grandeza, retratar, sociologicamente, a controvérsia sobre violência doméstica na Guiné-Bissau no regime de justificações a partir da marcha ‘‘BASTA VIOLÊNCIA CONTRA HOMEM’’. Seguindo os manifestantes, seus apoiadores, e críticos, tomamos suas asserções e os comentários nas postagens no Facebook como objeto de abordagem. Mediante isso, retratamos a controvérsia explicando que seu cenário ficou marcado pelas representações do outro de violento pelas confrontações perpassando as instâncias da justiça, da ética, dos registros de superioridade morais associadas às condições sociais e pressuposições normativas socioculturais inscritas na relação entre homem e mulher no âmbito da relação doméstica e familiar. Os manifestantes e seus apoiadores confrontaram mulheres exigindo justiça, mudança de atitudes sobre violência contra homens, cobrando moral relacionado às suas ‘‘dependências’’ aos homens. Para os críticos, por ser mulheres as principais vítimas deste tipo de violência do qual são os homens principais autores, os manifestantes deviam sair às ruas para protestar contra greves na saúde e na educação, e não marcha sobre violência contra homem. E que por essa realidade da violência doméstica, constitui-se insustentável a reivindicação dos manifestantes e seus apoiadores sobre violação do bem de si relacionado à representação das mulheres de inferiores moralmente e violentas quanto aos homens. Por conseguinte, interpretamos os pressupostos dos manifestantes como sensibilidade à ascendente luta das meninas/mulheres bissau guineenses e seus movimentos sociais feminista/mulherista para a afirmação de seus direitos sociais.
Descrição: CÁ, Cadénio Marcos. Retrato sociológico da controvérsia sobre violência domestica na Guiné-Bissau no regime de justificações a partir da marcha "bata violência contra homem". TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4621
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CADÉNIO MARCOS CÁ .pdf2023_art_ccá.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.