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Título: Política de assistência às estudantes da Unilab: o caso das estudantes guineenses que se tornaram mães em Acarape e Redenção
Autor(es): Pina, Carlos Jeovane Soares Lobo de
Palavras-chave: UNILAB/CE
estudante-mãe
guineense
permanência
política de assistência estudantil
Data do documento: 23-Jan-2023
Citação: PINA, C. J. S. L. (2023)
Resumo: O presente artigo busca, por meio da análise de documentos como estatutos, diretrizes, leis federais e artigos científicos, compreender as situações de vida e dificuldades das estudantes guineenses da UNILAB que se tornaram mães no curso de suas formações. Os dados coletados acerca das especificidades dessas dificuldades advêm da realização de entrevistas semiestruturadas com algumas dessas estudantes guineenses da UNILAB (que são mães de crianças de zero a cinco anos de idade, nascidas - ou que vivem - em Acarape ou Redenção, cidades onde se situam os campi da UNILAB no Ceará). O objetivo é compreender o papel do PAES/UNILAB como uma das ferramentas imprescindíveis para a efetivação do direito dessas estudantes-mães-guineenses à sua permanência na UNILAB. A concepção do procedimento e a abordagem metodológica deste trabalho são de natureza qualitativa. O estudo conclui que, apesar de ser óbvia a necessidade de ações que visem, de maneira específica, promover a permanência delas em lugares com uma série de precariedades, ainda existem muitos fatores a ser compreendidos, sobretudo quanto às enormes dificuldades de elas terem de se manter, a si e a seus/suas filhos/as, e permanecer estudando, com auxílios que somam apenas R$ 530,00 (quinhentos e trinta reais).
Descrição: PINA, Carlos Jeovane Soares Lobo de. Política de assistência às estudantes da Unilab: o caso das estudantes guineenses que se tornaram mães em Acarape e Redenção. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4622
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