Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4632
Título: Epistemologias em disputa: sociologia africana controvertendo paradigmas do desenvolvimento
Autor(es): Sambé, Jeraldino Antônio
Palavras-chave: África
Epistemologias
Desenvolvimento.
Data do documento: 1-Fev-2023
Citação: SAMBÉ, J. A. (2023)
Resumo: O objetivo central deste artigo, recaí sobre os estudos epistemológicos e paradigmas em disputa em que se envolvem os processos do desenvolvimento da sociedade africana. Deste modo o trabalho procura-se sistematizar encaminhamentos teóricos, e as complexidades políticas socioeconômicas e culturais atreladas às sociedades africanas. Dessa forma, para melhor identificar essas problemáticas, faz-se, necessário mobilizar estratégias deslumbrantes em prol da sociologia africana e dos pesquisadores (as) africanos (as) para que assim, repensar as armadilhas eurocêntricas postas ao desenvolvimento e pensamento africano. Por esta razão, pode-se entender que o modelo epistemológico seguido por África, procura-se transitar ondas do desenvolvimento que as instituições financeiras exteriores lhes proporcionam. Nessa ótica, faz todo o sentido a sociedade africana criar mecanismos que confrontam as novas pluralidades, e mecanismos que rompem com estereótipos das quais o mundo ocidental observa desafios das próprias sociedades africanas.
Descrição: SAMBÉ, Jeraldino Antônio. Epistemologias em disputa: sociologia africana controvertendo paradigmas do desenvolvimento. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4632
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JERALDINO ANTÓNIO SAMBÉ.pdf2023_art_jsambé.pdf413,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.