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dc.contributor.authorGomes, Bruno-
dc.date.accessioned2024-04-22T13:05:23Z-
dc.date.available2024-04-22T13:05:23Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.citationGOMES, B. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4662-
dc.descriptionGOMES, Bruno. Influencias dos organismos internacionais na educação da Guiné-Bissau, Angola e Cabo-Verde: uma análise a partir dos documentos oficias da educação. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as influências dos organismos internacionais na educação de Guiné-Bissau, Angola e Cabo-Verde, para tanto, observa-se os processos históricos, políticos e sociais dos países acima citados. Aborda-se a questão da educação, partindo da perspectiva de que a educação é um processo de construção dos saberes, e de respeito aos valores humanos de cada sociedade. Ela é fundamental nas relações sociais entre os indivíduos e, cada sociedade exerce a sua forma de educação de modo diferenciada com base nas suas ideologias de construção humana e da sociedade. Portanto dialoga-se com o pensamento de Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão no sentido de pensar a educação na perspectiva decolonial e transformadora. Também se pontuam intervenções do Banco Mundial no âmbito educacional desses países. A partir das décadas de 70 e 80 o Banco Mundial começou a se interessar mais pela educação nos países em construção, outrora chamados de países em desenvolvimento, no sentido de participar ou direcionar a forma como os projetos educacionais desses países seriam reformulados e, quais padrões sociais, culturais e econômicos devem seguir. Nesse sentido, foram abordadas as Diretrizes Políticas Globais e as Relações Políticas Locais em Educação na concepção de Stephen J. Ball que problematiza a educação dos países em desenvolvimento no âmbito da globalização. Também foi destacado o conceito do hibridismo e currículo na perspectiva de Matos e Paiva. E procura compreender a forma como os interesses internacionais aparecem nas Leis de Bases do Sistema Educativo de Guiné-Bissau, Cabo- Verde e Angola. Também o texto traz a contribuição de Michael Apple sobre Ideologia e Currículo e análise das reformas educacionais e documentos oficiais da educação. Quanto a metodologia, o artigo combina-se a abordagem qualitativo, em relação aos procedimentos técnicos a pesquisa classifica-se como bibliográfica e documental tendo como objeto de análise as legislações educacionais, leis de bases dos sistemas de ensino, documentos produzidos pelos organismos internacionais no âmbito das cooperações bilaterais com os Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa para o setor da educação. E os documentais educacionais pós as reformas das políticas educacionais a partir da década de 1980. Por fim, os resultados apontam que as influências dos organismos internacionais na educação de Guiné-Bissau, Angola e Cabo-Verde além de serem parceiros bilaterais e financiadores dos projetos políticos educacionais nesses países, as suas influências transcenderam os limites, devido as políticas da intervenção direta na educação dos países em desenvolvimento, principalmente a partir dos anos 80.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOrganismos Internacionaispt_BR
dc.subjectLeis de Bases do Sistema Educativopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectCabo-Verdept_BR
dc.titleInfluencias dos organismos internacionais na educação da Guiné-Bissau, Angola e Cabo-Verde: uma análise a partir dos documentos oficias da educaçãopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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