Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Andressa Karoline de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T16:23:37Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T16:23:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, A. K. C. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4679 | - |
dc.description | GOMES, Andressa Karoline de Castro. Educação escolar quilombola: uma relação entre o ensino de ciências e as vivencias ancestrais. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Escolar Quilombola é resultado das lutas do Movimento Negro e Movimento Quilombola, pois esse direito foi negado por muito tempo. Essa forma de educação é relevante por valorizar os saberes e fazeres ancestrais. Esta pesquisa analisa como a ancestralidade, cultura e vivências da Comunidade Kolping Quilombola da Serra do Evaristo, Baturité-CE, são integradas à sala de aula, especialmente no ensino de ciências, contribuindo para uma educação que contemple a especificidade dos saberes quilombola. O trabalho baseou-se em pesquisa qualitativa de estudo de caso, com observações diretas na EEIF Osório Julião (escola quilombola), focadas nas turmas do sexto ao nono ano. Identificaram-se várias associações entre o ensino e as vivências ancestrais, corroboradas por entrevistas com professores de ciências e o Plano Político-Pedagógico da escola. Espera-se que este trabalho beneficie todos os docentes de ciências e demais areás do conhecimento,sejam quilombolas ou não, para que compreendam ainda mais a importância de incorporar os saberes ancestrais nas aulas, fortalecendo a identidade étnico- quilombola e a conexão com o território. O trabalho demonstrou ainda que é possível inserir na disciplina de ciências do ensino básio a Educação Escolar Quilombola e a pratix interdisciplinar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Saberes ancestrais | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Evaristo | pt_BR |
dc.title | Educação escolar quilombola: uma relação entre o ensino de ciências e as vivencias ancestrais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andressa Karoline de Castro Gomes.pdf | 2023_art_agomes.pdf | 348,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.