Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDjú, Fernando Pedro-
dc.date.accessioned2024-04-25T12:18:04Z-
dc.date.available2024-04-25T12:18:04Z-
dc.date.issued2021-04-09-
dc.identifier.citationDJÚ, F. P. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4689-
dc.descriptionDJÚ, Fernando Pedro. Relato de experiência: a contribuição do PIBID na formação docente dos alunos internacionais da Unilab. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO programa PIBID possibilita aos seus integrantes inteiração com a realidade das escolas públicas e as suas particularidades, oportunizando assim uma formação qualificada por parte dos envolvidos. O mesmo incentiva o aperfeiçoamento e ainda valoriza a formação de professores. Sendo assim, o presente trabalho visa ressaltar a contribuição do PIBID na formação docente dos alunos internacionais do subprojeto Biologia e Química/UNILAB, a partir dos relatos de experiências vividas nas escolas EEM Dr. Brunilo Jacó e EEMF Padre Saraiva Leão localizadas no município de Redenção-Ce. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a metodologia descritiva e exploratória acompanhadas de uma abordagem quali-quantitativa. Para isso, foi elaborado um questionário com doze questões objetivas, utilizando a plataforma Google Forms. Estes questionários foram atribuídos para bolsistas internacionais que fazem parte de Guiné-Bissau e Angola. Para proteger as suas identidades, foi atribuído sigla BI que significa (Bolsista Internacional). No que diz respeito aos relatos de experiências, vivenciada ao longo do programa, bolsistas afirmaram que os mesmos foram de grande relevância e ressaltaram algumas como: a produção de artigos, apresentação de trabalho, falar em público, escrita de pequenos projetos, participação em eventos, planejamentos de atividade, entre outros. Embora tenha sido observada dificuldades nos primeiros momentos do programa, isto é, primeiros contatos com a escola, onde verificou-se desinteresse por parte dos alunos das escolas nas primeiras atividades planejadas, ao longo de processo alunos das escolas passaram a sentir mais confiantes e seguros na presença de bolsistas. O PIBID permitiu aos BI uma aproximação da carreira docente, independente dos desafios encontrados ao longo do projeto, o programa auxiliou bastante no que tange ao desenvolvimento acadêmico dos envolvidos nas quais as suas experiências levaram para uma maior apropriação do conhecimento científico e a base para prosseguir nos caminhos da docência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiologia/Químicapt_BR
dc.subjectBolsistas Internacionaispt_BR
dc.subjectEnsino e Apredizadopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleRelato de experiência: A contribuição do pibid na formação docente dos alunos Internacionais da Unilabpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO PEDRO DJU .pdf2021_mono_fdjú.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.