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dc.contributor.authorNobre, Maria Daniele Ferreira-
dc.date.accessioned2024-04-25T12:30:07Z-
dc.date.available2024-04-25T12:30:07Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.citationNOBRE, M. D. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691-
dc.descriptionNOBRE, Maria Daniele Ferreira. Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão tem como objeto de investigação o Programa Residência Pedagógica da Unilab. Nasceu da curiosidade despertada por ocasião da interação da autora com o subprojeto Química a partir de duas experiências distintas: a convivência com colegas residentes no contexto dos componentes curriculares de estágio supervisionado que permitiram o contato inicial com as ações do Programa; e a atuação como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência com projeto voltado para a investigação das bases teóricas e metodológicas do Projeto Institucional da Unilab. A partir destes contatos iniciais foi se construindo a curiosidade epistemológica de lançar um olhar mais específico para os contributos deste Programa para a formação dos futuros professores de Química formados pela Unilab. Assim, foi elaborada como pergunta orientadora da presente pesquisa: quais os limites e as possibilidades do Programa Residência Pedagógica para a formação dos licenciandos em Química da Unilab? Para conseguir respostas para esta questão, foi desenvolvido um estudo, de abordagem qualitativa, pautado na revisão de literatura, na análise de documentos e aplicação de formulário eletrônico junto a egressos do programa. A partir dos estudos de Pimenta e Lima (2017) entre outros pesquisadores que problematizam a formação de professores, foi possível identificar que os aspectos que possibilitam o alcance bons resultados relacionam-se ao aporte de recursos e ao longo período durante o qual se estabelecem diálogos entre escolas e universidade. Os limites relacionam- se ao caráter excludente presente na lógica de seleção das IES e dos residentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectUnilabpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleLimites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de químicapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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