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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nobre, Maria Daniele Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T12:30:07Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T12:30:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-12 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, M. D. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691 | - |
dc.description | NOBRE, Maria Daniele Ferreira. Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão tem como objeto de investigação o Programa Residência Pedagógica da Unilab. Nasceu da curiosidade despertada por ocasião da interação da autora com o subprojeto Química a partir de duas experiências distintas: a convivência com colegas residentes no contexto dos componentes curriculares de estágio supervisionado que permitiram o contato inicial com as ações do Programa; e a atuação como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência com projeto voltado para a investigação das bases teóricas e metodológicas do Projeto Institucional da Unilab. A partir destes contatos iniciais foi se construindo a curiosidade epistemológica de lançar um olhar mais específico para os contributos deste Programa para a formação dos futuros professores de Química formados pela Unilab. Assim, foi elaborada como pergunta orientadora da presente pesquisa: quais os limites e as possibilidades do Programa Residência Pedagógica para a formação dos licenciandos em Química da Unilab? Para conseguir respostas para esta questão, foi desenvolvido um estudo, de abordagem qualitativa, pautado na revisão de literatura, na análise de documentos e aplicação de formulário eletrônico junto a egressos do programa. A partir dos estudos de Pimenta e Lima (2017) entre outros pesquisadores que problematizam a formação de professores, foi possível identificar que os aspectos que possibilitam o alcance bons resultados relacionam-se ao aporte de recursos e ao longo período durante o qual se estabelecem diálogos entre escolas e universidade. Os limites relacionam- se ao caráter excludente presente na lógica de seleção das IES e dos residentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARIA DANIELE FERREIRA NOBRE .pdf | 2021_mono_mnobre.pdf | 732,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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