Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4694
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alexandre, Valdilane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T12:46:24Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T12:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
dc.identifier.citation | ALEXANDRE, V. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4694 | - |
dc.description | ALEXANDRE, Valdilane Santos. Ensino de química na escola indígena Manoel Francisco dos Santos: aulas práticas de química utilizando materiais do cotidiano. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Química na etapa do Ensino Médio ainda é temido por boa parte dos estudantes, seja devido ao conteúdo como também por conta de aulas exclusivamente teóricas. As aulas experimentais de Química são uma abordagem que facilita o aprendizado e caminham de mãos dadas com a teoria. Utilizar metodologias alternativas no ensino de Química que façam relação com o cotidiano é uma forma para colaborar no processo de ensino e aprendizagem. Aulas experimentais de baixo custo em que se aproveitam os materiais da comunidade são ferramentas utilizadas para que os alunos consigam relacionar a Química com o dia a dia, fazendo com que absorvam e fixem os conteúdos de maneira eficiente, assim diminuindo o medo de memorizar os conceitos. Diante do exposto, esse trabalho objetivou compreender o ensino de Química na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos por meio de aulas práticas utilizando materiais extraídos da própria comunidade indígena. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa qualitativa, em que foram realizadas observações, levantamento de dados, aplicação de experimentos e de questionários. Os dados revelam que a realização de experimentos despertou o interesse dos discentes pela disciplina de Química e também ocasionou suas respectivas participações na sala de aula. Conclui-se que os experimentos serviram como incentivo aos alunos para que busquem a compreensão dos conteúdos por meio da experimentação, aliando teoria e prática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Indígena Kanindé de Aratuba | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Teoria e Prática | pt_BR |
dc.title | Ensino de química na escola indígena Manoel Francisco dos Santos: aulas práticas de química utilizando materiais do cotidiano | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALDILANE SANTOS ALEXANDRE .pdf | 2020_mono_valexandre.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.