Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlexandre, Valdilane Santos-
dc.date.accessioned2024-04-25T12:46:24Z-
dc.date.available2024-04-25T12:46:24Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.citationALEXANDRE, V. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4694-
dc.descriptionALEXANDRE, Valdilane Santos. Ensino de química na escola indígena Manoel Francisco dos Santos: aulas práticas de química utilizando materiais do cotidiano. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química na etapa do Ensino Médio ainda é temido por boa parte dos estudantes, seja devido ao conteúdo como também por conta de aulas exclusivamente teóricas. As aulas experimentais de Química são uma abordagem que facilita o aprendizado e caminham de mãos dadas com a teoria. Utilizar metodologias alternativas no ensino de Química que façam relação com o cotidiano é uma forma para colaborar no processo de ensino e aprendizagem. Aulas experimentais de baixo custo em que se aproveitam os materiais da comunidade são ferramentas utilizadas para que os alunos consigam relacionar a Química com o dia a dia, fazendo com que absorvam e fixem os conteúdos de maneira eficiente, assim diminuindo o medo de memorizar os conceitos. Diante do exposto, esse trabalho objetivou compreender o ensino de Química na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos por meio de aulas práticas utilizando materiais extraídos da própria comunidade indígena. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa qualitativa, em que foram realizadas observações, levantamento de dados, aplicação de experimentos e de questionários. Os dados revelam que a realização de experimentos despertou o interesse dos discentes pela disciplina de Química e também ocasionou suas respectivas participações na sala de aula. Conclui-se que os experimentos serviram como incentivo aos alunos para que busquem a compreensão dos conteúdos por meio da experimentação, aliando teoria e prática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunidade Indígena Kanindé de Aratubapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTeoria e Práticapt_BR
dc.titleEnsino de química na escola indígena Manoel Francisco dos Santos: aulas práticas de química utilizando materiais do cotidianopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDILANE SANTOS ALEXANDRE .pdf2020_mono_valexandre.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.