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dc.contributor.authorLopes, Alexandre-
dc.date.accessioned2024-04-25T12:59:38Z-
dc.date.available2024-04-25T12:59:38Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationLOPES, A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4696-
dc.descriptionLOPES, Alexandre. Educação ambiental e sustentabilidade: ações no cotidiano das Escolas de Verificação Ambiental EVA's de Élia e Suzana, região de Cacheu na Guiné-Bissau. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação ambiental no cotidiano escolar é uma ferramenta que apresenta possibilidades para o envolvimento da comunidade escolar, como um todo, na busca de alternativas para minimizar problemas ambientais da própria área. O objetivo principal do estudo, foi de avaliar e divulgar ações educacionais em relação à conscientização e à sustentabilidade ambiental das Escolas de Verificação Ambiental (EVA’s) na Guiné-Bissau. A metodologia deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e na elaboração e aplicação de um questionário de forma a perceber melhor o nível de conhecimento dos professores das escolas, da comunidade de Élia e Suzana, acerca das questões ambientais. Em relação a estas, restou patente que as EVA’s desempenham um papel importante e significativo na evolução de currículos pedagógicos que proporcionam conscientização para um desenvolvimento sustentável, otimizando soluções nas suas regiões, especial, quando apoiadas por entidades e/ou instituições, no seu desiderato, no contexto das comunidades rurais da Guiné-Bissau. Ficou ainda evidente o engajamento dessas instituições no processo de ensino- aprendizagem, com docentes bastante comprometidos, disseminando formação e informações que proporcionam conhecimentos básicos, necessários na busca da sustentabilidade da própria comunidade. O desenvolvimento de ações como replantação do mangal; das palmeiras; construção de fogões melhorados; extração solar de sal; visitas e intercâmbios e a criação de centros interpretativos e de reservas educativas são exemplares. Muito relevante o planejamento das atividades que se pretendem desenvolver, que podem ser discutidas, continuamente, na escola, em conjunto com professores e a comunidade local. Dessa forma, essas escolas conseguem conscientizar as comunidades sobre aspectos ambientais, promovendo a busca da proteção da biodiversidade local, bem como, mudanças de comportamentos e atitudes por parte da população, no que respeita ao ambiente natural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambiental.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectEscolas de Verificação Ambientalpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleEducação ambiental e sustentabilidade: ações no cotidiano das Escolas de Verificação Ambiental EVA's de Élia e Suzana, região de Cacheu na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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