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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T12:59:38Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T12:59:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4696 | - |
dc.description | LOPES, Alexandre. Educação ambiental e sustentabilidade: ações no cotidiano das Escolas de Verificação Ambiental EVA's de Élia e Suzana, região de Cacheu na Guiné-Bissau. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação ambiental no cotidiano escolar é uma ferramenta que apresenta possibilidades para o envolvimento da comunidade escolar, como um todo, na busca de alternativas para minimizar problemas ambientais da própria área. O objetivo principal do estudo, foi de avaliar e divulgar ações educacionais em relação à conscientização e à sustentabilidade ambiental das Escolas de Verificação Ambiental (EVA’s) na Guiné-Bissau. A metodologia deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e na elaboração e aplicação de um questionário de forma a perceber melhor o nível de conhecimento dos professores das escolas, da comunidade de Élia e Suzana, acerca das questões ambientais. Em relação a estas, restou patente que as EVA’s desempenham um papel importante e significativo na evolução de currículos pedagógicos que proporcionam conscientização para um desenvolvimento sustentável, otimizando soluções nas suas regiões, especial, quando apoiadas por entidades e/ou instituições, no seu desiderato, no contexto das comunidades rurais da Guiné-Bissau. Ficou ainda evidente o engajamento dessas instituições no processo de ensino- aprendizagem, com docentes bastante comprometidos, disseminando formação e informações que proporcionam conhecimentos básicos, necessários na busca da sustentabilidade da própria comunidade. O desenvolvimento de ações como replantação do mangal; das palmeiras; construção de fogões melhorados; extração solar de sal; visitas e intercâmbios e a criação de centros interpretativos e de reservas educativas são exemplares. Muito relevante o planejamento das atividades que se pretendem desenvolver, que podem ser discutidas, continuamente, na escola, em conjunto com professores e a comunidade local. Dessa forma, essas escolas conseguem conscientizar as comunidades sobre aspectos ambientais, promovendo a busca da proteção da biodiversidade local, bem como, mudanças de comportamentos e atitudes por parte da população, no que respeita ao ambiente natural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Escolas de Verificação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e sustentabilidade: ações no cotidiano das Escolas de Verificação Ambiental EVA's de Élia e Suzana, região de Cacheu na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ALEXANDRE LOPES .pdf | 2022_mono_alopes.pdf | 952,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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