Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T13:04:38Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T13:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, B. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4697 | - |
dc.description | DIAS, Beatriz. Tabela periódica e os nutrientes: material didático para o ensino e aprendizagem de química. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Química caracteriza-se como uma ciência indispensável para o ser humano nas inúmeras tarefas do cotidiano, contribuindo diretamente no desenvolvimento de várias áreas na sociedade. Entretanto, o estudo da Química destaca-se, em relatos de alunos do ensino médio, como sendo de difícil compreensão e complicado no processo de ensino e aprendizagem, considerando que os discentes não conseguem relacionar o conteúdo programático contextualizado com o cotidiano. O conteúdo tabela periódica é importante para o conhecimento dos elementos químicos e suas características, organização e aplicação nas práticas sociais, o que pode ser apresentado de forma contextualizada com o cotidiano, através dos nutrientes presentes nos alimentos. Os materiais didáticos são recursos auxiliares utilizados como objetos de aprendizagem, em metodologias na prática docente com o objetivo de proporcionar mudanças no processo de ensino e aprendizagem por sua ampliação de conhecimentos e a interação em sala de aula. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo a criação e utilização do material didático “Tabela Periódica Interativa” para auxiliar os estudantes da turma de primeiro ano do ensino médio de uma Escola de Guaiúba-CE a compreender conceitos relacionados aos elementos da tabela periódica relacionando-os com os nutrientes presentes nos alimentos. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, a partir de observações, levantamento de dados, aplicação de questionários e a apresentação de uma aula com um material didático interativo utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na contribuição como recurso educativo e interativo para a propagação do ensino e aprendizagem de Química, sendo de grande destaque a participação e a interação dos alunos durante a aula, bem como a compreensão dos elementos químicos inseridos na temática, o que proporciona a ampliação dos conhecimentos, estímulo e autonomia dos educandos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Nutrientes | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
dc.title | Tabela periódica e os nutrientes: material didático para o ensino e aprendizagem de química | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEATRIZ DIAS.pdf | 2022_mono_bdias.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.