Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Beatriz-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:04:38Z-
dc.date.available2024-04-25T13:04:38Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.identifier.citationDIAS, B. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4697-
dc.descriptionDIAS, Beatriz. Tabela periódica e os nutrientes: material didático para o ensino e aprendizagem de química. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Química caracteriza-se como uma ciência indispensável para o ser humano nas inúmeras tarefas do cotidiano, contribuindo diretamente no desenvolvimento de várias áreas na sociedade. Entretanto, o estudo da Química destaca-se, em relatos de alunos do ensino médio, como sendo de difícil compreensão e complicado no processo de ensino e aprendizagem, considerando que os discentes não conseguem relacionar o conteúdo programático contextualizado com o cotidiano. O conteúdo tabela periódica é importante para o conhecimento dos elementos químicos e suas características, organização e aplicação nas práticas sociais, o que pode ser apresentado de forma contextualizada com o cotidiano, através dos nutrientes presentes nos alimentos. Os materiais didáticos são recursos auxiliares utilizados como objetos de aprendizagem, em metodologias na prática docente com o objetivo de proporcionar mudanças no processo de ensino e aprendizagem por sua ampliação de conhecimentos e a interação em sala de aula. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo a criação e utilização do material didático “Tabela Periódica Interativa” para auxiliar os estudantes da turma de primeiro ano do ensino médio de uma Escola de Guaiúba-CE a compreender conceitos relacionados aos elementos da tabela periódica relacionando-os com os nutrientes presentes nos alimentos. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, a partir de observações, levantamento de dados, aplicação de questionários e a apresentação de uma aula com um material didático interativo utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na contribuição como recurso educativo e interativo para a propagação do ensino e aprendizagem de Química, sendo de grande destaque a participação e a interação dos alunos durante a aula, bem como a compreensão dos elementos químicos inseridos na temática, o que proporciona a ampliação dos conhecimentos, estímulo e autonomia dos educandos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectNutrientespt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.titleTabela periódica e os nutrientes: material didático para o ensino e aprendizagem de químicapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ DIAS.pdf2022_mono_bdias.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.