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dc.contributor.authorMendes, Campili-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:08:13Z-
dc.date.available2024-04-25T13:08:13Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationMENDES, C. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698-
dc.descriptionMENDES, Campili. Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolvida para este Trabalho de Conclusão de Curso, teve como o objetivo investigar que impactos o Programa Residência Pedagógica oportunizou para formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos/residentes, vinculado ao curso de licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, participantes do programa, de forma a compreender suas contribuições, limites e possibilidades, a Residência Pedagógica é importante na formação inicial dos professores, pois permite a imersão dos licenciandos na escola da Educação Básica da rede pública, possibilitando a aproximação entre universidade e escola. Nesse contexto, quanto à abordagem, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com metodologia exploratório, como estratégia de aproximação com a realidade, fez-se o uso de questionário de entrevista semiestruturada para residentes que ainda estão vivenciando o aspecto formativo no programa, além de analisar-se os relatórios de ex-residentes do curso de licenciatura em Química entregue à Capes em 2020. Os resultados de análise dos relatos dos residentes identificou que, a Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa na formação inicial e conhecimento do cotidiano escolar da Educação Básica, influenciando na construção da identidade profissional, articulação entre a teórico-prática na (re)construção dos saberes docentes, aprimorando os conhecimentos didáticos-pedagógicos por meio de aquisição de habilidades e competências para o desenvolvimento profissional docente crítico-reflexiva da realidade. Deste modo, o PRP contribuiu em experiência na docência e prática pedagógica ainda em formação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectIdentidade profissional. Impactopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titleFormação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILABpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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