Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Felipe Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T13:15:59Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T13:15:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, f. s. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4700 | - |
dc.description | SOUZA, Felipe Silva de. Formação docente e o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem de ciências no município de Aratuba. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um cenário pandêmico causado pelo SARS-CoV-19, vírus causador da Covid-19, pessoas de todo o mundo tiveram que mudar a rotina diária e passar a viver um isolamento social. Empresas públicas e privadas tiveram que fechar os estabelecimentos e aderir apenas a serviços home office, e com a educação não foi diferente. Visto que estando em um ambiente imerso de tecnologias, as escolas do município de Aratuba – CE tiveram que se apropriar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs para minimizar os impactos na educação municipal. O presente trabalho, tem o objetivo geral de verificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como ferramentas na prática do ensino de Química e Ciências nas escolas públicas do município de Aratuba-Ce. A pesquisa possui caráter qualitativo, o qual foi executado no ano de 2021, período que persiste a pandemia. Os dados foram coletados por meio de um formulário elaborado através do Google Forms. Percebeu-se a parte dos professores não tiveram uma formação para o uso das tecnologias citadas por eles, dessa forma a falta de treinamento pode ter prejudicado alguns desses professores, já que não possuíam domínio sobre as tecnologias. De acordo com a análise dos resultados pode-se concluir, que a formação docente é importante para o uso das tecnologias e que a maioria dos professores não tiveram o treinamento para a utilização dessas ferramentas. Porém os docentes apresentaram noções básicas referentes as execuções das ferramentas. A criação de novas políticas públicas pode ajudar na formação e nas dificuldades que eventualmente possa surgir no decorrer da carreira docente. Espera-se que esse estudo possa dar seguimento a uma nova pesquisa e contribuir para a criação de políticas públicas, que possa ajudar a aperfeiçoar a formação profissional do educador. Desta forma, beneficiando professores e alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, nas disciplinas de ciências e química. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aratuba-CE | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.title | Formação docente e o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem de ciências no município de Aratuba | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPE SILVA DE SOUZA.pdf | 2022_mono_fsouza.pdf | 703,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.