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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Adriana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T13:49:44Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T13:49:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, A. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4706 | - |
dc.description | BARBOSA, Adriana da Silva. Educação especial na perspectiva da inclusão: estudo de caso no Município de Redenção. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão escolar como um termo abrangente que engloba uma variedade de segmentos, pressiona a reorganização do sistema educacional buscando garantir o acesso a toda população com idade escolar. Tendo em vista que os primeiros anos escolares são os mais difíceis e frustrantes, devido muitas vezes a necessidade de mudança de escolas, a adaptação, adversidades encontradas e a falta de atividades diferenciadas e inclusivas, gerando desmotivação e evasão das crianças no sistema escolar. O público-alvo da Educação Especial deve ser direcionado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que desenvolve e organiza recursos educacionais e de acessibilidade sendo uma estratégia importante para minimizar diversas barreiras que impedem a participação crianças especiais nas escolas. O presente trabalho, tem como objetivo analisar as políticas de inclusão social na perspectiva da educação inclusiva, como elas vêm sendo desenvolvidas nas escolas regulares do município de Redenção-Ce. A pesquisa é uma investigação de abordagem qualitativa, através de estudo de caso, os dados coletados foram por meio de entrevistas de forma individual, a partir de um questionário semiestruturado. Com base nas respostas identificou-se que o município conta com 10 profissionais especializados e capacitados para os atendimentos no Núcleo de Apoio Estudantil -NAPE e Atendimento Educacional Especializado - AEE. No entanto, não supre a necessidade das 25 escolas, por razão de um espaço único e reduzido para acompanhamento das crianças. De acordo com a análise dos resultados pode-se concluir, que existe apenas um espaço para aplicação desses projetos dentro do município. É de suma importância, ampliar assim o quadro de funcionários e oportunizar mais atendimentos a demanda de alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.title | Educação especial na perspectiva da inclusão: estudo de caso no Município de Redenção | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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