Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Francisca Tayane de Souza-
dc.date.accessioned2024-04-25T14:43:28Z-
dc.date.available2024-04-25T14:43:28Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationAMORIM, F. T. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4711-
dc.descriptionAMORIM, Francisca Tayane de Souza. Dança de São Gonçalo: Uma análise interdisciplinar-decolonial para o ensino de ciências. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, parte do produto de um projeto de pesquisa intitulado Ensino de Ciências no Contexto da Descolonização e Ciência aberta tem como objetivo elaborar um produto didático baseado na interdisciplinaridade no Ensino de Ciências naturais, matemática, e português, Corporeidade e Música contextualizados na dança de São Gonçalo do Quilombo Sitio Veiga na cidade de Quixadá-Ce. Metodologicamente tomamos como base a pesquisa descritiva (Etnografia), biográfica (História de vida) e bibliográfica. Para tanto, realizamos a pesquisa de campo no Sítio Veiga, tendo como caminhos para a pesquisa descritiva e elementos para a análise da letra da música e as coreografias da Dança de São Gonçalo,fazendo uma transposição didática desses saberes cientifico-cultural para os conteúdos existentes nos componentes da Educação Escolar, na perspectiva de uma análise de como essa riqueza cultural adentraria a sala de aula, contribuindo com a Educação no geral e em especifico nas Comunidades Quilombolas.Na análise foram encontrados na música trechos que destacam o contexto cultural e linguístico do quilombo, a importância da água e do consumo do aluá, e na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de uma etnomatemática local. Assim, espera-se que este trabalho possa ser utilizado no processo pedagógico interdisciplinar da educação básica como estratégia do ensino de ciências da natureza, matemática e português, garantindo a observação da Lei 10.639/03.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDecolonialidade do Ser e do Saberpt_BR
dc.subjectDança de São Gonçalopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.titleDança de São Gonçalo: Uma análise interdisciplinar-decolonial para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA TAYANE DE SOUZA AMORIM.pdf2023_mono_famorim.pdf324,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.