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dc.contributor.authorGuilherme, Francisco Wesley Teixeira da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-25T15:09:41Z-
dc.date.available2024-04-25T15:09:41Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationGUILHERME, F. W. T. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4712-
dc.descriptionGUILHERME, Francisco Wesley Teixeira da Silva. A utilização de um jogo denominado "fatouke" como ferramenta lúdica e gamificada para a análise de fake news no ensino de ciências. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda e propõe uma metodologia de ensino lúdica, com o propósito de auxiliar estudantes de uma escola da rede pública estadual de ensino a trabalharem criticamente acerca de discursos falsos, no que se refere às Ciências da Natureza, inspirada em uma habilidade da Base Nacional Comum Curricular, que é um documento que rege as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelo aluno durante a sua trajetória educacional. Na área das ciências da natureza e suas tecnologias, as competências e habilidades versa sobre o conhecimento científico dos alunos por meio de investigações científicas que levem o indivíduo a desenvolver o senso crítico a partir de situações da sociedade a qual ele está inserido e a partir disso propor soluções. Uma dessas habilidades fomenta a interpretação de textos de divulgação científica com temáticas das Ciências da Natureza disponibilizados em diferentes meios, visando construir estratégias para selecionar fontes confiáveis de informações, buscando desenvolver o senso crítico dos alunos por meio da identificação das fake news. A metodologia deste trabalho se caracteriza como qualitativa. A proposta foi desenvolvida a fim de analisar a potencialidade de jogos lúdicos que abordem o conteúdo de fake news da área das Ciências da Natureza. Considerando que a utilização de jogos lúdicos e gamificados se tornou uma forte ferramenta quando associada ao ensino, este trabalho tem por objetivo fazer a produção e a utilização do jogo didático “Fatouke” para auxiliar os estudantes da respectiva escola. A aplicação, da ferramenta didática, resultou no despertar do senso crítico dos alunos com relação às notícias que são divulgadas em diversos meios. Ao final da aplicação do trabalho, observou-se que a ferramenta pedagógica “Fatouke” incentivou os alunos a desenvolverem um olhar crítico sobre as notícias que circulam diariamente nos meios de comunicação e informação, e a saberem identificar uma notícia falsa, mediante uma atividade lúdica e gamificada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleA utilização de um jogo denominado "fatouke" como ferramenta lúdica e gamificada para a análise de fake news no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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