Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFalcão, Maria Mairla Dantas-
dc.date.accessioned2024-04-25T15:33:10Z-
dc.date.available2024-04-25T15:33:10Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationFALCÃO, M. M. D. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4714-
dc.descriptionFALCÃO, Maria Mairla Dantas. Experiência com Metodologias Ativas: Uso do Fanzine como Ferramenta Pedagógica. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCiências da Natureza é uma disciplina ofertada no ensino fundamental, e geralmente os alunos não possuem afeição pelos conteúdos mais complexos que são inerentes da área. Esse desinteresse pode ser, que esses assuntos são transmitidos para os estudantes. Para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências pode-se utilizar metodologias ativas para dinamizar as aulas, e o uso de ferramentas lúdicas como o fanzine, de forma colaborativa com os alunos, pode motivá-los e coloca-los no centro da sua aprendizagem. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo apresentar o fanzine, como ferramenta pedagógica, para o ensino de Ciências, na turma de 6° ano da Escola de Ensino Fundamental Humberto de Campos localizada na comunidade de Amargoso no Município de Acarape. Devido a carência de laboratórios nas escolas públicas da zona rural e o uso exclusivo do livro didático como material pedagógico nas aulas. Contudo, então visando o uso de ferramentas pedagógicas de baixo custo, surgiu a ideia de trabalhar com fanzine usando materiais acessíveis e, principalmente a criatividade do estudante. Utilizou - se a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. A confecção e socialização dos fanzines resultaram em um maior interesse do aluno em participar da aula, aprender mais sobre Ciências, mostrando que as aulas podem ser diferentes dos padrões tradicionais, trazendo como protagonista o próprio estudante.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFanzinept_BR
dc.titleExperiência com Metodologias Ativas: Uso do Fanzine como Ferramenta Pedagógicapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA MAIRLA DANTAS FALCÃO.pdf2023_mono_mfalcão.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.