Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Vanderson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T15:55:19Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T15:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, V. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4718 | - |
dc.description | FREIRE, Vanderson da Silva. Programa residência pedagógica: Uma análise comparativa entre experiências no ensino presencial e remoto emergencial em escolas do Maciço de Baturité/Ceará. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo buscou analisar as experiências vivenciadas durante as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Para tanto, observou-se as ações, experiências e atividades desenvolvidas em escolas da rede estadual da região do maciço de Baturité, no Ceará. Nesse contexto, analisou-se a atuação dos bolsistas do programa na primeira edição do projeto, que ocorreu no período de 2018 a 2020, no formato presencial, e entre os anos de 2020 a 2022, no formato remoto emergencial devido à crise sanitária da COVID-19. Tendo em vista que o PRP apresenta como objetivo central a imersão pedagógica dos licenciandos, motivando-os no processo dialético de reflexão do futuro professor e possibilitando o desenvolvimento da práxis pedagógica, a presente investigação analisou a contribuição individual e coletiva do PRP na formação docente durante as edições destacadas. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi a análise qualitativa dos relatórios apresentados pelos licenciandos ao término do projeto. Assim, buscou-se refletir sobre as dificuldades e contribuições vivenciadas pelos residentes durante as distintas modalidades de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Programa residência pedagógica: Uma análise comparativa entre experiências no ensino presencial e remoto emergencial em escolas do Maciço de Baturité/Ceará | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanderson da Silva Freire.pdf | 2023_art_vfreire.pdf | 762,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.