Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Vanderson da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-25T15:55:19Z-
dc.date.available2024-04-25T15:55:19Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationFREIRE, V. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4718-
dc.descriptionFREIRE, Vanderson da Silva. Programa residência pedagógica: Uma análise comparativa entre experiências no ensino presencial e remoto emergencial em escolas do Maciço de Baturité/Ceará. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo buscou analisar as experiências vivenciadas durante as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Para tanto, observou-se as ações, experiências e atividades desenvolvidas em escolas da rede estadual da região do maciço de Baturité, no Ceará. Nesse contexto, analisou-se a atuação dos bolsistas do programa na primeira edição do projeto, que ocorreu no período de 2018 a 2020, no formato presencial, e entre os anos de 2020 a 2022, no formato remoto emergencial devido à crise sanitária da COVID-19. Tendo em vista que o PRP apresenta como objetivo central a imersão pedagógica dos licenciandos, motivando-os no processo dialético de reflexão do futuro professor e possibilitando o desenvolvimento da práxis pedagógica, a presente investigação analisou a contribuição individual e coletiva do PRP na formação docente durante as edições destacadas. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi a análise qualitativa dos relatórios apresentados pelos licenciandos ao término do projeto. Assim, buscou-se refletir sobre as dificuldades e contribuições vivenciadas pelos residentes durante as distintas modalidades de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titlePrograma residência pedagógica: Uma análise comparativa entre experiências no ensino presencial e remoto emergencial em escolas do Maciço de Baturité/Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanderson da Silva Freire.pdf2023_art_vfreire.pdf762,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.