Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4724
Título: O programa mediotec como política educacional em Redenção-Ceará: desafios e perspectivas
Autor(es): Silva, Bruna Gabriely Sousa
Palavras-chave: Política educacional
Educação profissional
MedioTec
Redenção-CE
Data do documento: 28-Jul-2022
Citação: SILVA, B. G. S. (2022)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo como apresentar e avaliar os impactos sociais e educacionais advindos da execução do Programa MedioTec no município de Redenção-Ceará e demonstrar como o programa está sendo desenvolvido, destacando os seus desafios e as suas perspectivas. O lócus da pesquisa é na cidade de Redenção, que está situada a 64 km de Fortaleza e ficou conhecida por ser a primeira cidade do país a libertar seus escravos. O desenvolvimento apresenta a maneira que Programa MedioTec é implementado em seus aspectos gerais como política educacional, sua atuação e expansão no estado do Ceará e a sua execução nas escolas de ensino médio do município estudado. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza básica, emprega como procedimento técnico estudo de caso, com abordagem qualitativa, cuja técnica de geração de dados será formulário e coleta de informações. Desta maneira, justifica- se esta pesquisa no interesse pessoal e acadêmico, referindo-se a uma política educacional de âmbito federal pouco reconhecida na sociedade, devido à ausência de estudos voltados ao tema. Os resultados adquiridos ao decorrer desta pesquisa mostram que o grau de satisfação do programa conforme os participantes é considerado positivo, no entanto, os cursos ofertados não se mostram tão eficientes em relação a inserção dos alunos no mercado de trabalho, causa que pode ser explicada pelo atual contexto econômico da região. Por fim, conclui-se que a atuação do Programa MedioTec como política socioeconômica e socioeducativa no município de Redenção, tem sua importância afirmada nos resultados alcançados pelos alunos e com base nas suas experiências vividas.
Descrição: SILVA, Bruna Gabriely Sousa. O programa Mediotec como política educacional em Redenção-Ceará: desafios e perspectivas. 2022.34f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4724
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA GABRIELY SOUSA SILVA Mono.pdf2022_mono_bsilva.pdf441,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.