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Título: Políticas públicas para pessoas com deferência na Guiné-Bissau: uma analise ao acesso a educação e transporte
Autor(es): Nanque, Jailson Carlos
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência
Sociedade
Guiné-Bissau
Políticas públicas
Data do documento: 30-Jun-2023
Citação: NANQUE, J. C. (2023)
Resumo: O trabalho discute sobre as políticas públicas para as Pessoas com Deficiência na Guiné Bissau trazendo assim uma análise ao acesso à educação e transportes. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo entender como os deficientes guineenses acessam as escolas públicas e privadas e assim como os transportes públicos na Guiné Bissau. O trabalho tem uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo e recorrendo as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que, as políticas públicas buscam resolver os problemas em diferentes áreas sociais por meio das metas estabelecidas pelos governos. Assim, a implantação das políticas públicas dá oportunidades de acesso à educação, saúde, emprego e segurança para todos como forma de combater a miséria e a discriminação social, garantindo assim as condições de vida do povo em toda esfera social. Quanto à deficiência, o fenômeno é ainda entendido de forma diferente por diversas pessoas na sociedade guineense. Muitos, ainda, consideram a deficiência como um castigo dos deuses. Portanto, a ausência das políticas públicas que incentivam a inclusão social trouxe consigo o abandono escolar por parte dos deficientes assim como do aumento das descriminações sociais que afetam essa classe na Guiné Bissau. Por um lado, observou-se que, há pouca presença do estado em garantir o ensino especial, acessibilidade e apoio das pessoas com deficiência nos transportes.
Descrição: NANQUE, Jailson Carlos. Políticas públicas para pessoas com deferência na Guiné-Bissau: uma analise ao acesso a educação e transporte. 2023. 43f. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4793
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