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Título: A avaliação de políticas públicas ao nível do governo local: a gestão escolar nos municípios cearenses
Autor(es): Souza, Antonia Aline de
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação
Governo local
Efetividade
Ceará/Brasil
Data do documento: 23-Ago-2021
Citação: SOUZA, A. A. (2021)
Resumo: Com vistas à maior efetividade da política pública de educação, a presente pesquisa tem como objetivo descrever quais os fatores que apresentam maior efeito no desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino nos municípios do Ceará, Brasil. Pela utilização do método não experimental de tipo cross sectional, realizou-se a tabulação das proficiências, medidas pelos resultados obtidos pelos estudantes (N= 594) em Português e Matemática para o ano de 2018 e sendo estas as variáveis dependentes, e as variáveis institucionais ou organizacionais, as escolas, e o contexto do local onde estão inseridas, as variáveis independentes, podendo-se concluir que: (i) não se trata de um único fator isolado, mas sim de um conjunto de variáveis que apresentam percentuais de efeitos alternados; porém (ii) fatores internos das organizações escolares são aqueles que apresentam maior relação com a proficiência dos discentes. Implicações práticas são discutidas ao longo do texto.
Descrição: SOUZA, A. Aline. A avaliação de políticas públicas ao nível do governo local: a gestão escolar nos municípios cearenses. 2021. 23f. Artigo, (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4842
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