Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4857
Título: Variabilidade espacial de perda de solo em sistemas de manejo agroflorestal e tradicional no Maciço de Baturité
Autor(es): Silva, Francisco Mateus da Cunha
Palavras-chave: Geoestatística
Manejo do solo
Erosão
Sustentabilidade
Data do documento: 29-Jul-2022
Citação: SILVA, F. M. C. (2022)
Resumo: Objetivou-se mapear a distribuição espacial das perdas de solo promovidas pela erosão hídrica em sistemas de manejo agroflorestal e tradicional. A pesquisa foi realizada na Fazenda Experimental Piroás localizada no município de Redenção-CE, durante os meses de janeiro a maio de 2021. Os sistemas de manejo estudados foram mata nativa, café sombreado, cultivo convencional de milho e área em pousio. O grid amostral foi do tipo regular, em espaçamento 6x6 m, totalizando 49 pontos georreferenciados. Em cada ponto do grid foram instaladas estruturas metálicas fixadas ao solo e acopladas a um saco plástico para coletar o solo erodido. Posteriormente as amostras coletadas foram secas e quantificadas para análise de perda de solo. Além disso, foram mensuradas a diferença de nível nos locais amostrados assim como a cobertura florestal através de um nível topográfico e medição direta da copa das quatro áreas do estudo. Os dados foram submetidos às análises descritivas e a modelagem do semivariogramas, em seguida foram interpolados para geração dos mapas por meio da técnica de krigagem no software Surfer 18.1 para identificação da variabilidade espacial de perda de solo. As maiores médias de perda de solo no período total foram observadas na área de café sombreado (284,71 kg ha-¹) e mata nativa (227,07 kg ha-¹), devido à forte ação da declividade de respectivamente 28,58 e 28,66%, favorecendo o escoamento superficial dos sedimentos, quando comparado aos demais tratamento. Os 3 semivariogramas obtiveram melhor ajuste no modelo esférico e exponencial para as variáveis perda de solo, declividade e cobertura de copa. Os mapas indicaram maiores perdas de solo foram concentradas em regiões de maior declividade e menor cobertura de copa.
Descrição: SILVA, Francisco Mateus da Cunha. Variabilidade espacial de perda de solo em sistemas de manejo agroflorestal e tradicional no Maciço de Baturité. Monografia (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4857
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO MATEUS DA CUNHA SILVA Mono.pdf2022_art_fsilva.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.