Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4860
Título: Qualidade química de solo em sistemas de produção agroecológico
Autor(es): Lobo Filho, Itamar Gomes
Palavras-chave: Qualidade do solo
semiárido
policultivos
Data do documento: 2-Dez-2021
Citação: LOBO FILHO, I. G. (2021)
Resumo: A qualidade química do solo é de extrema importância para a produção dos agroecossistemas. De modo geral, avaliar, quantificar e observar os níveis de fertilidade no decorrer dos anos não é uma prática corriqueira dos agricultores, mas que tem fundamental papel no ecossistema. Diante disso, o objetivo do trabalho é avaliar a qualidade química de quatro policultivos (PP15, P15, P3, P16) e de uma área de vegetação nativa de caatinga (VN) no município de Choró–CE. Em cada área foram coletadas quatro amostras de solo em três profundidades (0,0 – 0,05 m; 0,05 – 0,10 m; 0,10 – 0,30 m). Foram determinadas as variáveis: carbono orgânico (COT), nitrogênio total (N), pH em água, fósforo (P), condutividade elétrica (CE), complexo sortivo (K+ , Ca2+, Mg2+ , Na+, Al3+ e H++Al3+) e micronutrientes (Fe2+, Cu+ , Mn2+ e Zn2+). Com base nestes dados foram calculadas: relação C/N, soma de bases (SB), capacidade total de cátions (T) e saturação de alumínio (m). O policultivo P15 obteve os maiores teores de macronutrientes, e o mesmo consórcio obteve os menores valores de pH em quase todas as profundidades. Os policultivos obtiveram maiores teores de COT, macro e micronutrientes, quando comparados com a vegetação nativa no local, indicando que esses manejos têm proporcionado melhorias na qualidade química do solo.
Descrição: LOBO FILHO, Itamar Gomes. Qualidade química de solo em sistemas de produção agroecológico. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4860
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITAMAR GOMES LOBO FILHO Artigo.pdf2021_art_ifilho.pdf628,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.