Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4893
Título: Caracterização morfológica da fase reprodutiva da relação aracnopatogênica macrophyes pacoti (araneae: anyphaenidae) por gibellula sp (hypocrales: cordyceptaceae)
Autor(es): Alves, Julie Erica da Rocha
Palavras-chave: Estágios reprodutivos
Estruturas reprodutivas
Fungos Entomopatogênicos
Data do documento: 28-Jun-2022
Citação: ALVES, J. E. R. (2022)
Resumo: Dentre os fungos entomopatogênicos, o gênero Gibellula destaca- se, por conta de sua especificidade ao hospedeiro, sendo exclusivamente encontrado em aranhas. No Ceará, esses fungos são encontrados na Serra de Baturité. Nessa região já é registrada a ocorrência do parasitismo de Macrophyes pacoti por Gibellula sp., que ao parasitar a aranha recobre o corpo do hospedeiro parcial ou integralmente com suas estruturas de reprodução. Estudos já desenvolvidos, sugerem os termos “novo”, “maduro” e “velho” para descrever variações morfológicas da fase reprodutiva, embora pouco explorados. Espera-se que exista uma variação significativa no padrão de cor, aspectos morfológicos, e outros aspectos da biologia desta interação, que estejam relacionados de acordo com a progressão do estágio reprodutivo do fungo, que precisam ser investigadas e melhor padronizados. O presente trabalho propõe renomear esses termos e sugerir classificá-los como estágios da fase reprodutiva do fungo, através de uma tabela de campo, que divide em três estágios a fase reprodutiva, caracterizando as diversas formas que a interação aracnopatogênica Macrophyes pacoti por Gibellula sp. se expressa na natureza. As coletas foram realizadas em uma área de floresta da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra de Baturité, Ceará, Brasil. Sendo 100 o N amostral de aranhas parasitadas coletadas, os dados foram analisados, e estabelecido a presente divisão: estágio imaturo, estágio maduro e estágio Senil. Para identificação de cada estágio, observou-se características como coloração; preservação do hospedeiro; estruturas reprodutivas e massa abdominal. A partir dos resultados obtidos, foi possível apontar as características mais evidentes em cada estágio, e que podem ser utilizadas como estratégia de diferenciação na identificação dos mesmos.
Descrição: ALVES, Julie Erica da Rocha. Caracterização morfológica da fase reprodutiva da relação aracnopatogênicamacrophyes pacoti (araneae: anyphaenidae) por gibellula sp (hypocrales: cordyceptaceae). Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4893
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIE ERICA DA ROCHA ALVES Artigo.pdf2022_art_jualves.pdf14,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.