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dc.contributor.authorCarvalho, Gabriela da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-17T16:32:58Z-
dc.date.available2024-07-17T16:32:58Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4894-
dc.descriptionCARVALHO, Gabriela da Silva. Educação em Saúde utilizando metodologias ativas: prevenção de zoonoses parasitárias em escolas de ensino médio no Maciço de Baturité, Ceará. 2022. 16f. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs zoonoses parasitárias ainda hoje ocupam altos índices de morbimortalidade e representam sérios problemas de saúde pública. Este trabalho teve como objetivo promover intervenções educativas sobre zoonoses parasitárias junto às escolas locais de Ensino Médio dos municípios de Aracoiaba, Acarape e Redenção, buscando mudanças atitudinais e prevenção de adoecimento da população destes municípios. Trata-se de um estudo descritivo sobre as atividades de extensão realizadas durante o ano de 2021, com alunos do 1°, 2° e 3° anos de quatro escolas do Ensino Médio dos municípios de Acarape, Aracoiaba e Redenção, no estado do Ceará. As atividades foram desenvolvidas em dois momentos: 1°- os alunos assistiram a um vídeo educativo sobre zoonoses parasitárias e 2°- participaram de um Game Quizziz, contendo 10 perguntas de múltipla escolha sobre o conhecimento, formas de transmissão, sinais e sintomas e medidas preventivas de algumas zoonoses parasitárias, a fim de verificar a efetividade do vídeo educativo. Assistiu ao vídeo 105 alunos, destes, um pouco mais da metade acertou as questões sobre esquistossomose e doença de Chagas. Por outro lado, demonstraram desconhecer teníase e calazar. No segundo momento, houve maior adesão a ação educativa, com 156 alunos. Também houve um aumento no número de acertos nas questões relacionadas aos sinais e sintomas da esquistossomose e diferença entre teníase e cisticercose. O uso de vídeo interativo e quiz, além de estimular o interesse pela temática, se mostraram eficientes para aumentar o conhecimento dos alunos sobre zoonoses parasitárias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectZoonosespt_BR
dc.subjectDoenças Parasitáriaspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleEducação em Saúde utilizando metodologias ativas: prevenção de zoonoses parasitárias em escolas de ensino médio no Maciço de Baturité, Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
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