Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Marina de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-17T16:37:07Z-
dc.date.available2024-07-17T16:37:07Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationMORAIS, M. O. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4895-
dc.descriptionMORAIS, Marina de Oliveira. Contribuições do PIBID UNILAB para formação inicial de docentes de Biologia: o portfólio como possibilidade reflexiva. 2023. 19f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo. O trabalho buscou analisar as contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial docente a partir dos registros de portfólios de bolsistas de Biologia da edição 2020-2022. Método. De abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se portfólios produzidos pelos bolsistas do PIBID Biologia. Resultados. Os resultados revelam que a construção de portfólios é, em grande parte, aliada a processos auto avaliativos, momentos de reflexão, uma vez que os licenciandos passam a analisar as próprias ações, as atividades realizadas e suas maneiras de aprender. Conclusão. Conclui-se que o portfólio no Subprojeto PIBID UNILAB Biologia atendeu ao que se propôs, ou seja, possibilitou a reflexão dos participantes ao analisarem as atividades executadas no âmbito escolar, conferindo uma perspectiva avaliativa da iniciação à docência e da formação inicial, permitindo novas possibilidades e estratégias de ensino e aprendizagem, contribuindo para que bolsistas sejam pesquisadores de suas práticas educativas. Implicações. O estudo aponta que o portfólio pode ser uma estratégia formativa e avaliativa para os cursos de licenciatura.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPortfolio Reflexivopt_BR
dc.titleContribuições do PIBID UNILAB para formação inicial de docentes de Biologia: o portfólio como possibilidade reflexivapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina de Oliveira Morais.pdf2023_art_mamorais.pdf575,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.