Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Marina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T16:37:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T16:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, M. O. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4895 | - |
dc.description | MORAIS, Marina de Oliveira. Contribuições do PIBID UNILAB para formação inicial de docentes de Biologia: o portfólio como possibilidade reflexiva. 2023. 19f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo. O trabalho buscou analisar as contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial docente a partir dos registros de portfólios de bolsistas de Biologia da edição 2020-2022. Método. De abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se portfólios produzidos pelos bolsistas do PIBID Biologia. Resultados. Os resultados revelam que a construção de portfólios é, em grande parte, aliada a processos auto avaliativos, momentos de reflexão, uma vez que os licenciandos passam a analisar as próprias ações, as atividades realizadas e suas maneiras de aprender. Conclusão. Conclui-se que o portfólio no Subprojeto PIBID UNILAB Biologia atendeu ao que se propôs, ou seja, possibilitou a reflexão dos participantes ao analisarem as atividades executadas no âmbito escolar, conferindo uma perspectiva avaliativa da iniciação à docência e da formação inicial, permitindo novas possibilidades e estratégias de ensino e aprendizagem, contribuindo para que bolsistas sejam pesquisadores de suas práticas educativas. Implicações. O estudo aponta que o portfólio pode ser uma estratégia formativa e avaliativa para os cursos de licenciatura. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Portfolio Reflexivo | pt_BR |
dc.title | Contribuições do PIBID UNILAB para formação inicial de docentes de Biologia: o portfólio como possibilidade reflexiva | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marina de Oliveira Morais.pdf | 2023_art_mamorais.pdf | 575,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.