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dc.contributor.authorSilva, Francisco Matheus da-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:06:54Z-
dc.date.available2024-07-17T17:06:54Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, F. M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4901-
dc.descriptionSILVA, Francisco Matheus da. Gamificação e sociobiodiversidade: análise da percepção ambiental de estudantes a partir do jogo "para um mundo sustentável". 2023. 46f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO uso irracional dos recursos naturais, em nome do desenvolvimento humano, tem levado a uma iminente deterioração do meio ambiente, o que torna os problemas ambientais cada vez mais proeminentes. Uma das formas de alertar sobre questões socioambientais vem sendo o engajamento da comunidade escolar em debates sobre as questões ambientais, por meio da educação, em específico a Educação Ambiental (EA). Esta, quando aplicada no âmbito escolar, além de ser um processo educacional pautado nas questões ambientais, contribui também na visualização de problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos, por meio da sua interação com o meio ambiente. Com isso, por meio de discussões provenientes do uso do jogo “para um mundo sustentável”, o trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes de uma turma de ensino fundamental – anos finais. Para tanto, foi feito o levantamento dos problemas ambientais presentes no contexto escolar e suas possíveis soluções. A turma apresentou bom dimensionamento das problemáticas mais comuns, relacionadas à deterioração ambiental e aos problemas de sustentabilidade. Observa-se também que há uma preocupação geral em torno da efetivação das ideias e soluções concebidas, evidenciando o compromisso da turma com seu processo de ensino e aprendizagem e com o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleGamificação e sociobiodiversidade: análise da percepção ambiental de estudantes a partir do jogo "para um mundo sustentável"pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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