Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4906
Título: Sceliphron asiaticum (Linnaeus) (Hymenoptera: Sphecidae) como hospedeiro de Amobia Robineau-Desvoidy, 1830 (Diptera: Sarcophagidae: Miltogramminae) no estado do Ceará
Autor(es): Lima, Luiza Angélica Mendonça
Palavras-chave: Vespa solitária
Cleptoparasitismo
Miltogramminae
Riachinho
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: LIMA, L. A. M. (2023)
Resumo: O gênero Sceliphron Klug, 1801 é amplamente distribuído em todas as regiões continentais, tanto em áreas temperadas quanto tropicais, incluindo numerosas ilhas ao redor do mundo. Atualmente, trinta espécies são conhecidas, sendo a maioria delas encontradas no Velho Mundo. As vespas pertencentes a esse gênero possuem hábitos solitários. Entre as espécies notáveis que compõem este gênero, destaca-se Sceliphron asiaticum, muito conhecida por seus hábitos de construir ninhos que consistem em células sobrepostas, os quais são fixados em superfícies horizontais e verticais. Dentro dos ninhos de vespas do gênero Sceliphron também são encontrados parasitas, sendo dípteros e himenópteros os mais relatados. Como por exemplo, espécies do gênero Amobia, que invadem os ninhos de Sceliphron para se reproduzir, realizando um processo conhecido como cleptoparasitismo. O gênero Amobia Robineau-Desvoidy, 1830 atualmente abrange 15 espécies e é amplamente distribuído em todos os continentes, com exceção da Antártica, esse gênero está inserido na subfamília Miltogramminae, sendo a maioria de seus representantes cleptoparasitas em ninhos de vespas e abelhas aculeadas solitárias. Diante da significativa lacuna a respeito da interação parasitária entre Sceliphron asiaticum e moscas do gênero Amobia Robineau-Desvoidy, 1830, na região Nordeste. Este estudo teve como objetivo investigar e relatar pela primeira vez a interação parasitária entre a vespa solitária Sceliphron asiaticum (Linnaeus, 1758) (Hymenoptera: Sphecidae) e a mosca do gênero Amobia (Robineau-Desvoidy, 1830) (Diptera: Sarcophagidae: Miltogramminae) no estado do Ceará. Assim, ao longo dos quatro meses, 27 exemplares de Sceliphron asiaticum conseguiram completar seu ciclo de vida e eclodiram, e oito exemplares de Amobia completaram seu ciclo de vida e foram encontrados cleptoparasitando os ninhos de Sceliphron asiaticum na localidade de Riachinho, Barreira, Ceará.
Descrição: LIMA, Luiza Angélica Mendonça. Sceliphron asiaticum (Linnaeus) (Hymenoptera: Sphecidae) como hospedeiro de Amobia Robineau-Desvoidy, 1830 (Diptera: Sarcophagidae: Miltogramminae) no estado do Ceará. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4906
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZA ANGÉLICA MENDONÇA LIMA.pdf2023_art_lulima.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.