Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faustino, Fausta Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T14:29:41Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T14:29:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
dc.identifier.citation | FAUSTINO, F. J. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4922 | - |
dc.description | FAUSTINO, Fausta Joaquim. Modelagem de bateria de chumbo-ácido através de rede MLP: um estudo comparativo com um modelo parametrítico. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As baterias desempenham papeis importantes no dia a dia da sociedade contemporânea sendo utilizadas em veículos elétricos, veículos a combustão, smartphones, notebooks, relógios, controles remotos, entre outros. A maioria das baterias podem ser recarregadas e a vida útil destes dispositivos é expressa em termos de número médio de recargas admitidas. Quanto mais preciso for o processo de recarga, mais ciclos de recarga a bateria suporta e, consequentemente, maior é a sua vida útil. Um processo de recarga preciso consiste em aplicar um nível de tensão controlado aos terminais da bateria, de acordo com o estágio de carga que o dispositivo assume ao longo do processo de carregamento. Portanto, a implementação de uma recarga precisa requer um modelo que permita identificar o estágio de carga da bateria através de informações como tensão, corrente e temperatura. Por este motivo diversos estudos relacionados a modelagem de baterias são desenvolvidos, almejando o desenvolvimento de novas tecnologias que permitam otimizar os processos de recargas, aumentando assim a vida útil desses dispositivos e viabilizando novas soluções, como os veículos elétricos. Este trabalho apresenta dois métodos para modelagem de baterias de chumbo-ácido, a partir de dados reais de descarga de uma bateria para testar os modelos. Um dos métodos, proposto por Tremblay et al (2007), permite a construção de um modelo paramétrico que pode ser utilizado para a construção de curvas de descargas de baterias de chumbo-ácido, níquel-cádmium, íon de lítio e níquel metal hibrido, o segundo método constrói um modelo não paramétrico utilizando a rede neural artificial MLP. No final é feito um estudo comparativo entre os modelos, utilizando os dados reais de descargas, para identificar qual modelo é mais preciso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bateria de chumbo-ácido | pt_BR |
dc.subject | modelo paramétrico | pt_BR |
dc.subject | modelo não paramétrico | pt_BR |
dc.subject | MLP | pt_BR |
dc.subject | curva de descarga | pt_BR |
dc.subject | estado de carga (SOC) | pt_BR |
dc.title | Modelagem de bateria de chumbo-ácido através de rede MLP: um estudo comparativo com um modelo parametrítico | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Engenharia de Energias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FAUSTA JOAQUIM FAUSTINO Tcc.pdf | 2020_mono_fafaustino.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.