Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4926
Título: Aterro Sanitário Energético: Um Estudo do Aproveitamento do Biogás Oriundo dos Resíduos Sólidos
Autor(es): Leopoldino, Aguizildo Soares Bragança
Palavras-chave: Aterro sanitário energético
Biogás
Energia renovável
Data do documento: 9-Abr-2021
Citação: LEOPOLDINO, A. S. B. (2021)
Resumo: Com o crescimento das cidades, a demanda por bens de consumo também se torna maior, necessitando de atitudes ainda mais invasivas à natureza, proporcionando uma maior produção de resíduos. Nestes casos, considera-se adequado para resíduos produzidos não reutilizáveis serem destinados para algum aterro sanitário. Em um aterro sanitário, o gás produzido não pode ser emitido diretamente à atmosfera devido ao alto teor de metano em sua composição. Desse modo, pode-se assumir que um aterro sanitário é um reator, onde se tem a entrada de resíduos e água e se produz lixiviado e gases, nesse caso, considera-se a nomenclatura de biogás. Para fins de reaproveitamento, muito se tem estudado e aplicado conhecimentos para a utilização de biogás para fins energéticos. Dessa forma, o biogás se apresenta como um potencial de oportunidade para colaborar na oferta de energia do Brasil. Assim, o presente trabalho busca compreender como se dá a disposição de RS em aterros sanitários, bem como a produção de biogás oriundos destes. Para isso, foram utilizadas metodologias de abordagem quali- quantitativa, de natureza básica, com objetivos de caráter descritivos e explicativos e procedimentos pautados em pesquisas de levantamento bibliográfico e documental. Considerando o potencial produtivo de biogás produzidos em aterros dentro da matriz energética brasileira, a capacidade instalada é de 122,25 MW, em outros termos, 0,0745% do rendimento total, isto significa, aproximadamente uma produção de 932000 MWh.mês-1 , o que seria suficiente para abastecer 6 milhões de residências, isto é, a manutenção de 9% da população brasileira ou toda a região Norte do país. Deste modo, conclui-se que, mesmo com o alto investimento no Brasil desde 2004, e os dados sejam animadores, cabe ressaltar que o potencial de produção de biogás proveniente de aterros ainda está em seus primeiros estágios de desenvolvimento, uma vez que, além da rentabilidade, garante mecanismos sustentáveis de negócios por meio de caminhos que favorecem autossuficiência energética aliada à versatilidade de aplicação de ferramentas de promoção à saúde e ao saneamento.
Descrição: LEOPOLDINO, Aguizildo Soares Bragança. Aterro Sanitário Energético: Um Estudo do Aproveitamento do Biogás Oriundo dos Resíduos Sólidos. 2021.67f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4926
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGUIZILDO SOARES BRAGANÇA LEOPOLDINO.pdf2021_mono-agleopoldino.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.