Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4946
Título: Princípios Da Química Verde: aplicabilidade em indústrias brasileiras e desenvolvimento de aplicativo de conscientização ambiental
Autor(es): Vieira, Francisca Viviane de Araújo
Palavras-chave: Química Verde
Indústria Química
Selo Verde
Aplicativo
Data do documento: 21-Ago-2021
Citação: VIEIRA, F. V. A. (2021)
Resumo: Com o crescente impacto de problemas que afetam o meio ambiente, a preservação ambiental tem sido considerada uma realidade universal. Tal fato implica na necessidade de um comportamento de responsabilidade ambiental, tanto por parte da sociedade, quanto do meio empresarial. Neste contexto, destaca-se como ferramenta da Educação Ambiental a atuação da Química Verde, e seus princípios, que consistem em um conjunto de estratégias que visam desenvolver processos que usem e gerem menor quantidade de materiais tóxicos e/ou inflamáveis. Destaca-se, também, a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s, fundamentais para a implantação de hábitos sustentáveis. Diante do exposto, o trabalho em questão tem como objetivo avaliar a aplicabilidade dos princípios da Química Verde, em Indústrias Químicas, bem como desenvolver um aplicativo, para dispositivos móveis, capaz de contribuir com práticas sustentáveis e de conscientização ambiental. Para tal, procurou-se avaliar a tendência do uso dos Princípios da Química Verde em empresas brasileiras, no setor de Fabricação de Produtos Orgânicos. Este estudo baseou-se nos dados obtidos pelo programa de premiação de inovações “verdes” da Environmental Protection Agency (EPA) intitulado por Presidential Green Chemistry Challenge (PGCC) e, posteriormente, realizou-se uma comparação dos dados obtidos com suas aplicações na Indústria Química Brasileira. Realizou- se, também uma pesquisa sobre rótulos ecológicos para produtos da Indústria Química e desenvolveu-se um aplicativo para dispositivos móveis baseado nos princípios da Química Verde. A construção do aplicativo, nomeado de “GreenTips”, foi realizada a partir de uma plataforma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts-MIT chamada de APP INVENTOR. Com a pesquisa foi possível observar que o Brasil vem aplicando, de modo geral, os Princípios da Química Verde em processos químicos, principalmente o sétimo princípio, Fontes Renováveis de Matéria-Prima. Além disso, identificou-se dois importantes programas brasileiros que disponibilizam selos verdes que podem ser utilizados pelas Indústrias Químicas o Programa de Atuação Responsável e o Programa Rótulo Ecológico. Em relação à criação do aplicativo, destaca-se que esse se sobressai por ser uma ferramenta digital que traz informação quanto ao descarte correto de lixo comum, bem como adverte o usuário o quanto de gás carbônico é emitido em sua rotina, colaborando, assim, para desenvolvimento de uma educação sustentável, preservando o planeta para uma atual e futura qualidade de vida.
Descrição: VIEIRA, Francisca Viviane de Araújo. Princípios da Química Verde: aplicabilidade em indústrias brasileiras e desenvolvimento de aplicativo de conscientização ambiental. 2021. 68f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4946
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA VIVIANE DE ARAÚJO VIEIRA Mono (1).pdf2021_mono_frvieira.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.