Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/501
Título: Análise do SIAFI como ferramenta de auxílio à gestão pública
Título(s) alternativo(s): o caso de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Melo, Denise Maria Albino
Palavras-chave: Contabilidade pública - Brasil
Gestão pública
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: MELO, D. M. A. (2016)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as vantagens e desvantagens da implementação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) sob o ponto de vista da gestão dos sistemas de informação voltados para as finanças públicas, através de estudo de caso em uma universidade federal. Com este propósito, buscou-se inicialmente apresentar o processo de evolução dos sistemas de informação e comunicação nas instituições públicas e em particular, os sistemas de controle financeiro. Em segundo lugar, foi identificada a evolução dos sistemas de informação na universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e por fim, analisou-se a utilização do SIAFI na universidade em estudo, verificando as vantagens e desvantagens trazidas pelo SIAFI para a administração pública na universidade. A relevância do tema está na necessidade de analisar as ferramentas criadas com o objetivo de trazer melhorias para a gestão pública na perspectiva de seus reais impactos para a sociedade. Os principais resultados encontrados na pesquisa estão relacionados à velocidade de execução dos processos de administração financeira e à transparência administrativa gerada pelo registro de dados no sistema.
Descrição: MELO, Denise Maria Albino. Análise do SIAFI como ferramenta de auxílio à gestão pública: o caso de uma instituição de ensino superior. 2016. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/501
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise Maria Albino Melo.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.