Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/503
Título: Concurso público
Título(s) alternativo(s): estudo comparativo entre a legislação brasileira e guineense
Autor(es): Djú, Edgar
Palavras-chave: Serviço público - Brasil - Concursos
Redenção - CE
Guiné-Bissau
Data do documento: 2016
Citação: DJÚ, E. (2016)
Resumo: A Guiné-Bissau é um país da antiga colônia portuguesa que proclamou a sua independência em 24 de setembro de 1973 pelos combatentes do PAIGC (Partido Africano para Independência de Guiné e Cabo Verde) em Madina de Boé, sul da Guiné-Bissau após a luta armada que durou 11 anos, dirigida pelo Amílcar Lopes Cabral e reconhecida como um país soberano e independente por Portugal em setembro de 1974. Até hoje não foi feita uma reforma profunda nos aparelhos do Estado o que origina fracasso das instituições. Administração Pública é ocupada pela maioria analfabeta militar. O presente trabalho tem como objetivo estudar e comparar a legislação de Concurso Público do Brasil e da Guné-Bissau. Analisar o processo de admissão de servidores públicos. Identificar a legislação que trata de Concurso Público no Brasil e na Guiné-Bissau. Estabelecer comparações entre a legislação de Concurso Público do Brasil e da Guiné-Bissau. Saber o por quê realizar os concursos públicos? O trabalho responde as seguintes questões: como é o processo de Concurso Público para admissão de servidores públicos? Quais são as contribuições que a realização dos concursos públicos dão na Administração Pública brasileira? Que mudanças e impactos a realização de concursos públicos pode ter na Administração Pública guineense? O trabalho restringe-se a uma investigação sobre o Concurso Público no Brasil e na Guiné-Bissau, fazendo estudo comparativo entre os dois países irmãos e aponta soluções que possam ajudar na recuperação dos seus problemas nas funções públicas. Por isso se propõe a realização de Concurso Público como forma de salutar Administração Pública naquele país africano de PALOP. O trabalho foi desenvolvido com uma abordagem qualitativa (pesquisa documental e no campo), tendo como objetivo desenvolvimento de uma pesquisa exploratória, utilizando a pesquisa bibliográfica com consultas a livros nacionais e internacionais, revistas científicas e, arquivos pesquisados na internet.
Descrição: DJð, Edgar. Concurso público: Estudo comparativo entre legislação brasileira e guineense. 2016. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/503
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edgar Djú.pdf623,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.