Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/506
Título: Efeitos da divisão de trabalho para o trabalhador
Título(s) alternativo(s): entre a eficiência e a alienação, em Adam Smith e Karl Marx
Autor(es): Lopandza, Gerseley Ivanick Mandinga
Palavras-chave: Trabalho - Filosofia
Redenção - CE
Karl Marx
Taylor - Administração pública
Data do documento: 2016
Citação: LOPANDZA, G. I. M. (2016)
Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar a divisão de trabalho e as suas consequências confrontando as teorias de Adam Smith e Marx nesse contexto, através de uma perspectiva interdisciplinar, com foco na problemática da administração, ou seja, a especialização do trabalhador e seus efeitos. A necessidade de se pensar isso nasce da busca pelo entendimento do que acontece quando ocorre a divisão de trabalho, se de fato ocorre à produtividade e prosperidade, descrito em Smith ou Taylor somente, ou se acaba alienando o trabalhador como é descrito por Marx. Na primeira parte explana-se sobre as correntes que influenciaram o pensamento econômico de Adam Smith, começando nos mercantilistas; os fisiocratas e Bernard Mandeville. Após isto, desenvolve-se o conceito de divisão de trabalho tirado das Riquezas das Nações. Como contraponto, na segunda parte da monografia, a visão de Smith, traz-se o pensamento de Karl Marx, mas concretamente o pensamento do trabalho estranhado ou alienado. Mostrando que ao mesmo tempo em que a divisão de trabalho garante a produtividade na manufatura contribui para as péssimas condições da classe trabalhadora que vende a sua força de trabalho ao capitalista. Na fase final, confronta-se as duas visões a partir de um exemplo do campo da administração, mostrando as influências do pensamento de Smith em pensadores como Taylor, o grande clássico da administração científica.
Descrição: LOPANDZA, Gerseley Ivanick Mandinga. Efeitos da divisão de trabalho para o trabalhador: entre a eficiência e a alienação, em Adam Smith e Karl Marx. 2016. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/506
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gerseley Ivanick Mandinga Lopandza.pdf690,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.