Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Liliana Bispo-
dc.date.accessioned2024-07-25T15:26:30Z-
dc.date.available2024-07-25T15:26:30Z-
dc.date.issued2023-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, L. B. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5067-
dc.descriptionFERREIRA, Liliana Bispo. A importância da parceria família e escola e suas contribuições para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA escola e a família são duas instituições sociais importantes e antigas que ocupam lugares relevantes em nossa sociedade. As interações que a criança estabelece nesses dois ambientes podem favorecer o seu desenvolvimento nos aspectos: sociais, cognitivos, afetivos e físicos. A pesquisa objetivou compreender a importância da parceria família/escola e como as interações entre ambas as instituições podem contribuir para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigação que ocorreu na Rede Pública de Educação de São Francisco do Conde, no estado da Bahia. Consideramos que a família e a escola devem estar presentes em qualquer trabalho educativo que tenha o aluno/filho como principal alvo. Na reciprocidade, a escola e a família podem proporcionar às crianças um bom desenvolvimento acadêmico e social. A família não é o único contexto em que a criança tem a oportunidade de vivenciar e ampliar seu repertório como sujeito de aprendizagem e desenvolvimento, a escola também tem sua parcela de contribuição. Embora, as perspectivas métodos e práticas utilizadas pela escola e família sejam diferentes, se complementam, portanto, compreendemos que se faz necessário a união entre as famílias e a escola, numa perspectiva de parceria. O estudo possui natureza qualitativa e para dar conta dos objetivos, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O campo de pesquisa foi uma escola da zona rural de São Francisco do Conde, onde realizamos a observação da turma multisseriada, dos alunos 4/5° anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As entrevistas, instrumento de coleta de informações complementar, foram realizadas com as mães, a gestão e a professora da turma. Os estudos realizados demonstraram a importância da escola e a família manterem uma relação de parceria como forma de potencializar e contribuir para o desenvolvimento da criança. A pesquisa revela que segue sendo relevante fomentar uma relação de qualidade entre família e escola, de maneira que se estabeleça uma parceria, a fim de proporcionar o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças - Formação - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectEscolas de ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administração - Participação dos pais - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleA importância da parceria família e escola e suas contribuições para o desenvolvimento da criança nos anos iniciaispt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_lilianaferreira.pdf2023_mono_lilianaferreira.pdf522,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.