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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Evangelista, Thiago Lima de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T18:27:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T18:27:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, T. L. J. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5080 | - |
dc.description | EVANGELISTA, Thiago Lima de Jesus. O ensino de História nas práticas da capoeira: a ginga do saber e do brincar na educação infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desta pesquisa foi realizar uma práxis pedagógica de forma interdisciplinar entre o Ensino de História, a Arte-educação e o movimento cultural da Capoeira na educação infantil. Tivemos como ponto de partida a pergunta: quais as possibilidades e experiências educativas em História nas práticas com a Capoeira na educação infantil no PIBID? Destacamos a relevância das interfaces da História, Cultura e Memória Africana e Afro-brasileira plasmados no patrimônio histórico-cultural da Capoeira como conhecimento ancestral e filosofia de vida em seus valores educativos, através de estratégias de ensino-aprendizagem. Da dimensão teórica para as vivências sociais e afetivas em ambiente escolar, e por meio de dinâmicas e de atividades lúdicas da Capoeira na escola, associadas aos conteúdos de História da África, História do Brasil e Cultura Afro-brasileira, as brincadeiras, a oralidade e a iniciação musical e corporal buscamos tangenciar os conteúdos, as leituras e discussões nas vivências, percepções e redescobertas da Identidade afrodiaspórica, realizadas nas aulas de História e em oficinas interativas. Neste sentido, buscou-se também despertar nas crianças a valorização da sua cultura e o seu papel social como agente histórico em sintonia com a sua comunidade. Por fim, o trabalho propõe junto à Escola, uma reflexão crítica, histórica e antirracista, com as efetivas contribuições da História, da Arte-Educação em diálogo com a Capoeira na Educação Básica, à luz da Legislação 10.639/03, de Ensino de História da África e de Cultura Afro-brasileira, na desconstrução de modelos hegemônicos e eurocêntricos, ainda amplamente observados na Escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capoeira - Brasil | pt_BR |
dc.subject | História (Ensino fundamental) - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de história - Brasil | pt_BR |
dc.title | O ensino de História nas práticas da capoeira: a ginga do saber e do brincar na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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