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dc.contributor.authorAmorim, João Victor Alves-
dc.date.accessioned2024-07-25T19:40:13Z-
dc.date.available2024-07-25T19:40:13Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationAMORIM, J. V. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5093-
dc.descriptionAMORIM, João Victor Alves. Ensino de artes e as manifestações artísticas nas escolas diferenciadas: a experiencias das escolas das comunidades indígenas dos Kanindé de Baturité(CE) e Quilombola da Serra do Evaristo de Baturité (CE). 2021f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação, por muitos séculos, foi utilizada como mecanismo de dominação com o objetivo de criar uma identidade nacional com viés em ideologias eurocêntricas. Perceber essas nuances se torna ainda mais claro quando se fala de educação em comunidades tradicionais, sejam elas indígenas ou quilombolas, uma vez que esses grupos sofreram ainda mais para abandonar sua cultura e se tornar cativo ao padrão do branco europeu. Dentro dos preceitos deslegitimado pela cultura, a artes indígenas e afrodescendente foram sendo desvalorizadas ao longo dos anos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender como se dá o ensino de Artes em escolas situadas em comunidades tradicionais na macrorregião do Maciço de Baturité, no estado do Ceará, especificamente as comunidades indígenas dos Kanindés, município de Aratuba, e quilombola da Serra do Evaristo, em Baturité. O intuito é investigar como e se essas disciplinas contribuem como uma ação afirmativa da identidade étnica local, da memória, tradição, cultura e saberes desses povos. Considerando que a disciplina de Artes é um componente obrigatório da grade curricular para os alunos do 6o ao 9o, procuramos investigar como se dá o ensino dessas disciplinas, o perfil dos professores(as) responsáveis por elas e se possuem autonomia para adotar material didático condizente com a realidade local, ou se seguem o material didático disponibilizado pelo Poder Público. Para investigar essas questões a pesquisa pretende realizar levantamentos de referenciais teóricos, documentais e pesquisa de campo, atuando principalmente através de entrevistas e questionários nessas escolas. Nesse sentido, procuramos responder se as escolas dessas comunidades e as disciplinas de Artes propiciam espaços para que esses estudantes se reconheçam enquanto comunidade e se relacionam com a sua cultura e ritos ancestrais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunidade indígena Kanindépt_BR
dc.subjectQuilombo da Serra do Evaristopt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectEscola diferenciadapt_BR
dc.titleEnsino de artes e as manifestações artísticas nas escolas diferenciadas: a experiencias das escolas das comunidades indígenas dos Kanindé de Baturité(CE) e Quilombola da Serra do Evaristo de Baturité (CE)pt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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