Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5126
Título: Identidade étnica e estigma em Guiné-Bissau: o caso dos Balantas
Autor(es): Sanhá, Calado
Palavras-chave: Balanta
Etnia
Identidade
Estigma
Data do documento: 27-Jun-2023
Citação: SANHÁ, C. (2023)
Resumo: Este trabalho trata do estigma em relação à identidade étnica. O projeto aborda a etnia Balanta da Guiné-Bissau com o objetivo de analisar e procurar entender o motivo de constrangimentos em relação à identidade étnica de uma pessoa Balanta. Este povo tem suas características artísticos/culturais, seus valores e conhecimentos que são parte integrante da identidade nacional guineense. A partir de uma pesquisa inicial, que dá corpo ao projeto, nota-se que os sentimentos de medo, vergonha e constrangimento ligados à identificação étnica estão relacionados a certas óticas generalizadas sobre os Balanta permeadas por afirmações negativas e distantes da realidade. A metodologia a ser utilizada é de abordagem qualitativa fundamentada em revisão bibliográfica e a pesquisa de campo dirigida aos indivíduos da etnia Balanta (brassé/brassá) na Unilab e na capital da Guiné-Bissau.
Descrição: SANHÁ, Calado. Identidade étnica e estigma em Guiné-Bissau: o caso dos Balantas. 2023. 28f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5126
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CALADO SANHÁ.pdf2023_proj_csanhá.pdf705,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.