Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5132
Título: Análise dos riscos ocupacionais vivenciados por profissionais de enfermagem durante a pandemia de covid-19: revisão integrativa
Autor(es): Simeão, Dagmara Menezes
Palavras-chave: Enfermagem
Acidente Ocupacional
SARS-CoV-2
Pandemia
Data do documento: 18-Ago-2021
Citação: SIMEÃO, (2021)
Resumo: Introdução: O período pandêmico ressaltou diversas vulnerabilidades relacionadas aos profissionais diretamente ligados a assistência em saúde, incluindo a exposição e os riscos constantes aos quais esses profissionais são expostos diariamente, visto que podem entrar em contato com elevada carga viral durante o atendimento, considerando-se ainda os riscos ergonômicos e psicológicos associados a assistência. Objetivo: Evidenciar os riscos ocupacionais aos quais os profissionais da enfermagem estiveram expostos durante a pandemia do covid-19, e as consequências destes riscos para a saúde física e mental dos profissionais. Método: Trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura que seguiu criteriosamente as seis etapas sequenciais e distintas propostas por Mendes, Silveira e Galvão e Souza, Silva e Carvalho. Para a escolha e seleção dos artigos foram consultadas as bases de dados SCOPUS, PUBMED, LILACS, CINAHL, SCIELO, utilizando os descritores: equipe de enfermagem, riscos ocupacionais e infecções por coronavírus, sendo estes interligados pelo operador booleano AND. Realizou-se em cada base de dados 4 cruzamentos. Utilizou-se como critério de inclusão os artigos publicados de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, e que responderam à pergunta norteadora da pesquisa. Durante a seleção dos artigos e para identificação, extração e registro dos riscos relacionados a saúde dos profissionais de enfermagem durante o período pandêmico, utilizou-se a adaptação do instrumento elaborado por Ursi. Resultados: A primeira seleção baseou-se nos critérios de inclusão previamente estabelecidos, onde foi possível obter 2.208 artigos. Após a leitura na íntegra foram selecionados 52 artigos, que consistiram na amostra final. Destes foram extraídos e identificados os riscos biológicos, psicológicos e ergonômicos, dos quais os profissionais de saúde estavam expostos durante a assistência. Conclusão: Desse modo, foi possível identificar dificuldades relevantes evidenciadas pela pandemia por COVID-19, ressaltando a importância da atuação de políticas públicas eficazes que visem combater certos desafios que venham a surgir em contextos epidemiológicos divergentes. Em face disso, faz-se ainda necessário o olhar para a enfermagem, uma vez que os enfermeiros estão inseridos na linha de frente e são agentes essenciais na assistência.
Descrição: SIMEÃO, Dagmara Menezes. Análise dos riscos ocupacionais vivenciados por profissionais de enfermagem durante a pandemia de covid-19: revisão integrativa. 2021. 33f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5132
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAGMARA MENEZES SIMEÃO Mono.pdf2021_mono_dasimeão.pdf389,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.