Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5141
Título: Uso de métodos contraceptivos entre estudantes Guineenses de uma universidade pública internacional
Autor(es): Abreu, Donita Suaila Morreira Gomes de
Palavras-chave: Anticoncepção
Inquéritos sobre o Uso de Métodos Contraceptivos
Saúde Sexual e Reprodutiva
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: ABREU, D. S. M. G. (2022)
Resumo: O planejamento familiar (PF) é definido como a liberdade de decidir quando ter filhos, sendo muitas vezes utilizados os métodos contraceptivos como recursos para as mulheres prevenirem a concepção. Existem dois tipos de métodos contraceptivos, que são os reversíveis e os irreversíveis. Assim, o estudo objetivou avaliar o conhecimento e a prática do uso de métodos contraceptivos por acadêmicas guineenses de uma universidade pública e internacional. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, com estudantes guineenses regularmente matriculadas em cursos de graduação presenciais, de uma universidade pública e internacional. Após o consentimento, as participantes preencheram um questionário virtual, contendo perguntas objetivas retratando as questões: socioeconômicas e demográficas; antecedentes obstétricos; tipos de métodos contraceptivos utilizados; conhecimento sobre os métodos contraceptivos; e acesso aos métodos contraceptivos. Os dados coletados foram tabulados no programa Excel for Windows versão 10, e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Participaram do estudo 105 acadêmicas com idade entre 20 e 30 anos, em que a maioria morava em Acarape, tinha uma renda inferior a um salário mínimo, era solteira e nunca engravidou. O preservativo masculino foi o método mais utilizados pelas participantes, com 69,2%. As participantes mostraram ter o conhecimento sobre os tipos de métodos contraceptivos e forma de uso, com maiores porcentagens de acerto nas perguntas relacionadas ao uso do preservativo masculino, dos anticoncepcionais orais e injetáveis e do Dispositivo Intrauterino. Por outro lado, foi verificado que as participantes tiveram dificuldades em responder questões sobre as minipílulas, laqueadura e o método de lactação e amenorreia, sendo as questões que apresentaram menores índices de acertos, mas ainda com predominância de respostas corretas. Com relação ao acesso, 69,5% das acadêmicas compravam seus contraceptivos na farmácia comercial. Concluiu-se que o método contraceptivo mais utilizado pelas acadêmicas era o preservativo masculino, e elas custeavam seus anticoncepcionais, e também tinham conhecimento sobre métodos contraceptivos.
Descrição: ABREU, Donita S. M.Gomes de. Uso de métodos contraceptivos entre estudantes Guineenses de uma universidade pública internacional. 2022. 34f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5141
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DONITA SUAILA MORREIRA GOMES DE ABREU Mono.pdf2022_mono_doabrue.pdf366,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.