Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5146
Título: Educação alimentar de crianças de seis meses a dois anos de idade
Autor(es): Rosário, Jenilzia Ananias
Palavras-chave: Saúde da criança
Alimentação complementar
Educação alimentar
Enfermagem
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: ROSÁRIO, J. A. (2022)
Resumo: Introdução: O aleitamento materno é indispensável durante a fase inicial da vida, pois comprovadamente é a forma ideal de alimentação para o crescimento e desenvolvimento infantil, sendo preconizado o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, e a partir dessa idade deve ser iniciada a correta introdução da alimentação complementar. É neste período que se torna necessário a implementação da educação alimentar, para que a criança forme bons hábitos alimentares, que poderá prevenir doenças crônicas não transmissíveis e deficiências nutricionais. Objetivo: Investigar a educação alimentar de crianças de seis meses a dois anos de idade, por meio de seus hábitos alimentares e do conhecimento de seus cuidadores acerca da alimentação complementar. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, de abordagem descritiva. O estudo foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Redenção/CE em janeiro de 2022. A população do estudo foi composta por cuidadores (pai, mãe, tios, avós, irmãos/ outros), que cuidam de crianças na faixa etária entre seis meses a dois anos de idade. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista a partir de um questionário sociodemográfico, dados da criança e dos hábitos alimentares da mesma, sendo gravado o momento das entrevistas. Para a análise dos dados as respostas foram transcritas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Observou-se que a maioria dos participantes ocupava a posição de mãe na família, morava com seus companheiros e tinham ensino médio completo ou incompleto. Elaborou-se duas categorias mediante a resposta dos participantes: Categoria 1 – Nutrição nos primeiros anos de vida, Categoria 2 – Conhecimento dos cuidadores sobre Amamentação/Alimentação complementar e rotina alimentar das suas crianças. A maioria dos participantes relatou que as crianças receberam o leite materno nos primeiros seis meses, no entanto alguns relataram desmame precoce, com inserção de alimentos antes do período ideal. Constatou-se que a maioria dos cuidadores apresentavam dificuldades em saber quais alimentos devem ser oferecidos para suas crianças nas determinadas faixas etárias, com carência de conhecimento sobre a forma correta de armazenamento e preparo dos alimentos das mesmas. Com esses resultados pode-se concluir que muitos familiares ainda apresentam dificuldades em saber como proporcionar uma alimentação complementar saudável e equilibrada para suas crianças. Considerações finais: Muitos familiares apresentam dificuldades em saber como proporcionar uma alimentação complementar saudável e equilibrada para suas crianças. Logo, tornam-se necessárias intervenções direcionadas para a educação alimentar realizada por enfermeiros, sendo de suma importância que os cuidadores adquiram conhecimentos acerca da alimentação complementar saudável, de modo a proporcionar um bom crescimento e desenvolvimento infantil.
Descrição: ROSÁRIO, Jenilzia Ananias do. Educação alimentar de crianças de seis meses a dois anos de idade. 2022. 53f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5146
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JENILZIA ANANIAS DO ROSÁRIO Mono.pdf2022_mono_jerosário.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.