Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5148
Título: Percepção das mães de bebês prematuros sobre amamentação
Autor(es): Campos, Letícia Reis
Palavras-chave: Aleitamento Materno
Recém-Nascido Prematuro
Enfermagem Neonatal
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: CAMPOS, L. R. (2022)
Resumo: O estudo teve como objetivo conhecer a percepção de mães de bebês prematuros sobre amamentação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa realizado no período de novembro a dezembro de 2021. Os sujeitos da pesquisa foram 13 mães que tiveram seus bebês prematuros internados na unidade neonatal da rede canguru de um hospital terciário localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, sendo utilizado um instrumento contendo dados sociodemográficos e obstétricos e perguntas norteadoras sobre a amamentação em bebês prematuros A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo de Minayo. A pesquisa respeitou os aspectos éticos sendo aprovado no comitê de ética sob protocolo 5.137.179. Os achados da pesquisa foram apresentados por meio de categorias, a saber: a importância do aleitamento materno para o bebe prematuro, na qual foi vista que as mães reconhecem a real importância da manutenção da amamentação; sentimento diante do processo de amamentar, sendo visto a satisfação ao amamentar, mostrando o fortalecimento de vínculo trazido pelo ato; apoio para amamentação do bebê prematuro, na qual elas relataram que sentem-se apoiadas e encorajadas pela a equipe de enfermagem a manter a amamentação; e satisfação com a assistência recebida, as quais declararam satisfação, acolhimento e apoio. Conclui-se que as mães reconhecem a importância da manutenção do aleitamento materno para os bebês prematuros, além disso apresentam satisfação ao amamentar, mostrando o fortalecimento de vínculo trazido pelo ato, e em geral sentem satisfação com a assistência recebida, relataram, acolhimento e apoio. Além disso, cabe aos profissionais que estão em contato direto com essas mães, continuar mantendo uma assistência de qualidade utilizando os princípios da equidade e humanização, a fim de empondera-las para que possam amamentar e manter esta prática, que traz benefícios para o binômio mãe-bebê.
Descrição: CAMPOS,Letícia Reis. Percepção das mães de bebês prematuros sobre amamentação. 2022. 30f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5148
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA REIS CAMPOS Mono.pdf2022_art_lecampos.pdf483,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.