Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Jéssica Daiane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:19:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T19:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, M. J. D. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5150 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Maria J. D. Silva. Aplicação de software wise infant devlopment®: teste de conhecimento de estudantes de graduação em enfermagem. 2022. 38f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde,Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de tecnologias educativas vem ganhando espaço como ferramenta de trabalho e ensino. A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem auxiliando de maneira interativa na construção do conhecimento, sobretudo entre conteúdos extensos. O desenvolvimento infantil reúne um conjunto de mudanças simples que abrangem o alcance progressivo de habilidades mais complexas. Neste fenômeno, são diferentes os conceitos, domínios, fatores motivadores e indicadores clínicos. Assim, a complexidade sobre o desenvolvimento infantil exige do estudante/futuro enfermeiro conhecimento adequado para subsidiar sua tomada de decisão ao avaliar a criança. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi avaliar o conhecimento do estudante de graduação em enfermagem sobre o desenvolvimento infantil do lactente por meio da aplicação do software WID - WISE INFANT DEVELOPMENT. Para isso, o método tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, quase experimental do tipo antes e após, de abordagem quantitativa em que se propõe avaliar o conhecimento de graduandos em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada no Maciço de Baturité, cidade de Redenção, CE no período de outubro de 2021 a julho de 2022. Para coleta dos dados, utilizou-se os dados cadastrais software WID, onde continham as informações sociodemográficas para identificar o perfil dos participantes. A avaliação do conhecimento dos estudantes sobre desenvolvimento infantil do lactente foi realizada por meio do preenchimento de um pré e de um pós-teste contendo 16 perguntas objetivas sobre a temática, disponibilizados no próprio software WID. O software foi criado por um aluno do curso de mestrado da mesma instituição, que certificou o registro do programa de computador na IES por meio do número BR512020002175-1. No total, 40 estudantes participaram da pesquisa, sendo 20 do 8o semestre, 7 do 9o semestre e 13 do 10o semestre. A grande maioria dos participantes teve o nível de conhecimento classificado como médio no pré-teste e alto no pós-teste. A avaliação dos conhecimentos dos graduandos em relação ao desenvolvimento infantil se faz necessária, uma vez que, através dela, pode-se observar se existem lacunas de conhecimento que, se identificadas ainda durante a graduação, podem ser adotadas medidas, a fim de preparar um profissional capaz de prestar uma assistência completa e de qualidade durante essa fase tão importante da vida da criança. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde da criança | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.title | Aplicação de software wise infant devlopment®: teste de conhecimento de estudantes de graduação em enfermagem | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA JÉSSICA DAIANE SILVA OLIVEIRA.pdf | 2022_mono_maoliveira.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.