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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Édmara Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T12:47:45Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T12:47:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, É. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5158 | - |
dc.description | SOUZA, Édmara Silva de. A [re]existência das mulheres do maciço de Baturité (CE): perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos. 2023. 49f. Monografia - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a temática da [re]existência das mulheres do Maciço de Baturité (CE), focalizando suas perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao retornarem às instituições de ensino, essas mulheres buscam não apenas a obtenção de um certificado, mas uma formação que ultrapasse as fronteiras acadêmicas, abrangendo objetivos como socialização, resgate de valores, reconhecimento da cidadania e melhoria na qualidade de vida. A pesquisa tem como objetivo principal compreender os motivos e desafios que levam as mulheres a retornar à escola na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se fundamenta nos dados do Censo da Educação Básica entre 2019 e 2022 (INEP/MEC), juntamente com informações do IBGE e da PNAD Contínua sobre oferta de trabalho, precarização e desemprego nos municípios da região, caracteriza como descritiva, tipo campo. Utilizando entrevistas semiestruturadas, busca-se uma interação mais profunda entre as entrevistadas e a entrevistadora. A metodologia inclui a coleta de dados e conteúdos de órgãos públicos, entrevistas in loco nas escolas e com estudantes dos anos finais da rede estadual matriculadas na EJA em 2022, na cidade de Redenção-CE. A análise de conteúdo das respostas visa compreender as metas educacionais dessas mulheres na EJA, suas aspirações acadêmicas e as razões que as motivam a escolher essa modalidade de ensino. O estudo considera a educação como uma ferramenta crucial para superar barreiras, proporcionando oportunidades de trabalho e inclusão social. Destaca-se a necessidade de esforços contínuos e comprometimento de todos os envolvidos para alcançar uma sociedade mais justa e equitativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Maciço de Baturité | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | A [re]existência das mulheres do maciço de Baturité (CE): perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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