Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Filipe, Graça Sebastião | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T14:16:37Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T14:16:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | FILIPE, G. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5172 | - |
dc.description | FILIPE, Graça Sebastião. Educação musical: uma análise ao manual didático de educação musical das 1ª e 2ª classe do ensino primário em Angola. 2023. 31f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral compreender como é abordada a educação musical no manual didático adotado na 1ª e 2ª classes do ensino primário em Angola. Para isso, nos baseamos nos estudos de Bréscia (2003), Brito (2003), Mangens (2016), Bernardo (2017), Coutinho (2019), Ndombele e Timbane (2020), entre outros, que abordam as questões da musicalização, ensino em Angola e do manual didático. Para a realização da pesquisa, partiremos da pesquisa bibliográfica e documental, assumindo assim uma abordagem qualitativa, já que se trata do manual didático de Educação Musical, dos autores Luís Domingos Ferreira da Cunha, Albertino Aires Filipe dos Santos e Gaspar Agostinho Neto (2018). Visto que o manual didático é aplicado nas duas classes e aprovado pelo Ministério da Educação no processo da reforma educativa, nossa análise estará pautada na compreensão de como se dá o trabalho com a música no manual didático, e para isso, precisaremos: a) compreender como a música está sendo apresentada no manual didático; b) identificar se o manual didático aplica a música como instrumento de aprendizagem e/ou como recreação escolar; c) discutir as contribuições sociais, linguísticas e culturais que a música pode proporcionar para o desenvolvimento dos alunos do ensino primário no contexto angolano; d) verificar de que forma conteúdo, as atividades e canções apresentadas no manual estão adequadas para o público discente. Com esta investigação, esperamos contribuir com o aperfeiçoamento da produção e aplicação do material didático, mais especificamente o material destinado ao ensino de música na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject | Manual didático | pt_BR |
dc.title | Educação musical: uma análise ao manual didático de educação musical das 1ª e 2ª classe do ensino primário em Angola | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRAÇA SEBASTIÃO FILIPE.pdf | 2023_proj_gfilipe.pdf | 644,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.