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dc.contributor.authorFilipe, Graça Sebastião-
dc.date.accessioned2024-07-30T14:16:37Z-
dc.date.available2024-07-30T14:16:37Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationFILIPE, G. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5172-
dc.descriptionFILIPE, Graça Sebastião. Educação musical: uma análise ao manual didático de educação musical das 1ª e 2ª classe do ensino primário em Angola. 2023. 31f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta proposta de pesquisa tem como objetivo geral compreender como é abordada a educação musical no manual didático adotado na 1ª e 2ª classes do ensino primário em Angola. Para isso, nos baseamos nos estudos de Bréscia (2003), Brito (2003), Mangens (2016), Bernardo (2017), Coutinho (2019), Ndombele e Timbane (2020), entre outros, que abordam as questões da musicalização, ensino em Angola e do manual didático. Para a realização da pesquisa, partiremos da pesquisa bibliográfica e documental, assumindo assim uma abordagem qualitativa, já que se trata do manual didático de Educação Musical, dos autores Luís Domingos Ferreira da Cunha, Albertino Aires Filipe dos Santos e Gaspar Agostinho Neto (2018). Visto que o manual didático é aplicado nas duas classes e aprovado pelo Ministério da Educação no processo da reforma educativa, nossa análise estará pautada na compreensão de como se dá o trabalho com a música no manual didático, e para isso, precisaremos: a) compreender como a música está sendo apresentada no manual didático; b) identificar se o manual didático aplica a música como instrumento de aprendizagem e/ou como recreação escolar; c) discutir as contribuições sociais, linguísticas e culturais que a música pode proporcionar para o desenvolvimento dos alunos do ensino primário no contexto angolano; d) verificar de que forma conteúdo, as atividades e canções apresentadas no manual estão adequadas para o público discente. Com esta investigação, esperamos contribuir com o aperfeiçoamento da produção e aplicação do material didático, mais especificamente o material destinado ao ensino de música na escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectManual didáticopt_BR
dc.titleEducação musical: uma análise ao manual didático de educação musical das 1ª e 2ª classe do ensino primário em Angolapt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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