Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5175
Título: Atuação da enfermagem na prevenção da depressão pós-parto: uma revisão da literatura
Autor(es): Neto, Osménia de Jesus
Palavras-chave: Depressão Pós-Parto
Prevenção
Cuidados de Enfermagem
Data do documento: 21-Jan-2022
Citação: NETO, O. J. (2022)
Resumo: O período gestacional caracteriza-se por grandes transformações na mulher, que ocorrem nos aspectos físicos e psicológicos, gerando uma variedade de oscilações emocionais como tremores, anseios, insegurança, dúvidas, tanto como alegria, euforia, que, em desequilíbrio, contribuem para o início de sintomas da depressão pós-parto (DPP). Este estudo objetiva identificar na literatura científica a atuação da enfermagem na prevenção da depressão pós-parto. Foi realizada uma revisão narrativa em artigos periódicos nacionais e internacionais disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Nesta revisão foram utilizados os artigos publicados nos últimos cinco anos a partir de 2016 a 2021, segundo os critérios de inclusão desta revisão. A seleção da amostra foi por meio da Biblioteca Virtual de saúde que foi na qual foi realizada as buscas nas bases de dados Literatura latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde-LILACS; National library of Medicine-Pubmed; Base de dados em Enfermagem-BDENF- Enfermagem. Os resultados deste estudo mostram que foram encontrados 155 artigos nas bases de dados selecionadas por meio da estratégia de busca utilizada. Foram excluídos 146 artigos por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Foram incluídos 9 artigos que responderam aos critérios de inclusão para compor esta revisão. Por isso que os profissionais da enfermagem por vezes ficam sem suporte pré-definido para seguir, caso se depare com uma mulher com depressão pós- parto. Apesar de não conter um fluxograma desenhado, é notável que o caminho percorrido nas unidades seja padrão: começa pelo acolhimento, consulta de enfermagem a mulher e puericultura da criança, todos eles direcionam para o psicólogo, para o médico que prescreve medicação, ou a um psiquiatra, num encaminhamento secundário. A assistência de enfermagem deve priorizar a promoção da saúde mental da mulher, sobretudo, quanto a proposição de estratégias capazes de auxiliá-la a lidar, de forma adaptativa, com as atribuições da maternidade, a necessidade de o enfermeiro avaliar a puérpera em situações cotidianas, mesmo na ausência de sintomas depressivos ou ansiosos, de modo a planejar estratégias eficazes que contribuam para a puérpera desempenhar o seu papel de mãe efetivamente. Conhecer as expectativas de gestantes sobre o término da gestação e o momento de conviver com o filho após o seu nascimento; identificar os fatores que contribuem para o surgimento da DPP de forma precoce; investigar a presença ou a ausência de comportamentos indicativos para depressão. Espera-se que com a realização deste estudo, contribuir e aprofundar o conhecimento sobre a temática, avaliando as ações e a assistência a clientela por parte do profissional enfermeiro.
Descrição: NETO, Osménia de Jesus. Atuação da enfermagem na prevenção da depressão pós-parto: uma revisão da literatura. 2022. 39f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5175
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSMÉNIA DE JESUS NETO Mono.pdf2022_mono_osneto.pdf792,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.