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dc.contributor.authorVieira, Itamir-
dc.date.accessioned2024-07-31T13:09:40Z-
dc.date.available2024-07-31T13:09:40Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationVIEIRA, I. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5176-
dc.descriptionVIEIRA, Itamir. Saberes Tradicionais e Inclusão Epistêmica: O Notório Saber como instrumento antirracista, contra-hegemônico e decolonial das Universidades Brasileiras. 2023. 35F. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão de saberes tradicionais nas universidades brasileiras é um caminho possível como já foi demonstrado pelo Encontro de Saberes desenvolvido no âmbito da UnB. Nesta proposta, mestres e mestras da cultura popular, detentores de saberes tradicionais e ancestrais, foram convidados para ministrar aulas em disciplinas regulares de cursos de graduação. A experiência reivindicou que estes mestres e mestras pudessem receber um título de Notório Saber, equivalente aos títulos acadêmicos de mestrado e/ou doutorado, possibilitando a contratação desses mestres e mestras como como professores visitantes de universidades brasileiras. Essa inclusão epistêmica, haja visto o padrão eurocêntrico em que estão fundamentadas as nossas universidades, pode ser considerada como um desdobramento e continuidade da política de ação afirmativa que instituiu cotas para estudantes negros e indígenas nos processos seletivos de estudantes universitários, uma vez que após adentrar nos espaços acadêmicos, esses estudantes trouxeram um conjunto de conhecimentos ancestrais que demandaram às instituições de ensino, novas formas inclusivas nas ações de ensino. Este projeto de pesquisa tem o objetivo analisar a forma como universidades brasileiras estão implementando a política do Notório Saber em seus quadros, identificando os caminhos, inovações e entraves burocráticos para que possam contratar mestres e mestras certificados com o Notório Saber, enquanto proposta de inclusão epistêmica, atuação antirracista contra-hegemônica e decolonial nas universidades brasileiras. O caminho metodológico a ser percorrido será uso de levantamento das resoluções de instituição do notório saber, acompanhamento dos processos de implantação dessa política, entrevista com gestores e pesquisadores, solicitação de informações via Lei de Acesso à Informação sobre as ações direcionadas a essa política e, como resultados da pesquisa, espera-se identificar e catalogar um conjunto de dificuldades e entraves, bem como inovações e boas práticas administrativas encontradas e desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior nos processos de implantação e reconhecimento de mestres e mestras da cultura popular e dos saberes tradicionais com o título de Notório Saber, de modo que o produto final da pesquisa possa ser usado nos processos de tomada de decisão, elaboração de projetos e planos de ação espelhando os problemas e soluções mais comuns já ocorridos em outras instituições com maior expertise na construção dessa política, através do reconhecimento de mestres e metras, tornando o ambiente universitário mais pluri-epistêmico e acolhedor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNotório saberpt_BR
dc.subjectInclusão epistêmicapt_BR
dc.subjectMestres e mestraspt_BR
dc.titleSaberes Tradicionais e Inclusão Epistêmica: O Notório Saber como instrumento antirracista, contra-hegemônico e decolonial das Universidades Brasileiraspt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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