Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Marcos Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T14:00:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T14:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, M. F. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5195 | - |
dc.description | GOMES, Marcos Fernando. Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental. 2023. 19f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente projeto tem como objetivo analisar a necessidade de implementar a língua crioula do ensino fundamental guineense. Partindo-se do pressuposto que o crioulo é a língua mais falada do país e que esteve ausente no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se refletir sobre as experiências do ensino bilíngue a partir de vários projetos voltados à luta para implementação de novos modelos educacionais que integram saberes locais na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, centrada na pesquisa experimental e a técnica de coleta baseia-se nas entrevistas estruturadas. Esse trabalho é motivado a partir da verificação das dificuldades que as crianças enfrentam na escola nos seus primeiros momentos ao terem contato com a língua do ensino (Português). Partindo-se da seguinte hipótese de que se os conteúdos fossem ensinados no crioulo, maior seria o entendimento das crianças sobre os assuntos ensinados na sala. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Crioulo guineense | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ensino bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Ensino- Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS FERNANDO GOMES.pdf | 2023_proj_mgomes.pdf | 710,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.